A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) Rondônia, por intermédio do Programa de Recuperação de Mata Ciliar (PRMC) participou de uma reunião técnica no município de Governador Jorge Teixeira na última sexta-feira (17) juntamente com representantes do Sipam, Ministério Público – Comarca de Jaru –, Emater local, Idaron local, prefeitura, Caerd, Incra e Câmara Municipal.
A reunião foi solicitada pelo Ministério Público – Comarca de Jaru –, que convidou os gestores municipais para se envolverem no projeto,trabalhando, primeiramente a área que pertence à bacia onde já existe uma ação para a recuperação da vegetação ciliar, no município de Jaru. A equipe técnica do Programa de Recuperação de Mata Ciliar (PRMC) participou da reunião com as lideranças municipais e iniciou o processo de sensibilização do projeto.
Durante o encontro foram realizadas duas palestras: uma do Programa de Recuperação Mata Ciliar e outra do Ministério Público. Os técnicos abordaram vários assuntos, entre eles, a importância da mata ciliar, suas funções numa escala local, regional e global, foi também orientado como deve ser feito o reflorestamento, tipos de mudas, forma de cercamento, entre outros. A coordenação do Programa Mata Ciliar apresentou o Programa para as 72 pessoas que estavam presentes no local e também disponibilizou informações sobre a posição do Estado na recuperação destas áreas.
A segunda palestra foi ministrada pelo representante do Ministério Público de Jaru, o qual falou sobre as responsabilidades de cada proprietário, Estado e demais parceiros na recuperação das áreas.
Conforme informações da coordenadora do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, Kátia Casula, os técnicos participantes da reunião decidiram que o rio São Sebastião será a área prioritária, devido ao alto grau de desmatamento. A Emater local ficou encarregada de coletar as coordenadas geográficas do rio para definição da área de ação e planejamento das atividades. O próximo encontro será no dia 14 de Agosto para definir o cronograma de ação e o término da Matriz de Articulação Interinstitucional.
O município de Governador Jorge Teixeira tem parte de seu território banhado pela Sub-Bacia Hidrográfica do rio Jaru, e participa do Projeto de Recuperação de Mata Ciliar do rio Jaru.
Fonte: A/I SEDAM – Secretaria de Desenvolvimento Ambiental