Serão iniciadas em 4 de janeiro, as inscrições para adolescentes, do sexo feminino, entre 13 e 17 anos que queiram participar do programa PAPO (Programa de Atividade para o Paciente o Obeso), oferecido gratuitamente pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). O PAPO é um programa do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA), coordenado pela disciplina de Pediatria, que engloba orientação nutricional, atendimento psicológico e atividade física. O trabalho multidisciplinar envolve médicos, psicólogos, professores de educação física, nutricionistas e especialistas em diversas terapias como a técnica de mobilização quimental (terapia chinesa voltada para resolver problemas emocionais que levam a doenças).
Durante um ano, as adolescentes participam de atividades coletivas realizadas duas vezes por semana na UNIFESP e após este período, passam para o atendimento individual mensal, enquanto outro grupo inicia o programa.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 5576-4360, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Sobre a UNIFESP – Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), primeira universidade especializada em saúde no País, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação, a Unifesp implantou os campi de Diadema, Guarulhos e São José dos Campos. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 26 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos), exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). Atualmente, a Instituição conta com 4.545 alunos matriculados nos cursos de graduação, além de 17.400 nos cursos de pós-graduação e demais programas de especialização, residência, mestrado e doutorado. A Unifesp possui 883 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela maior universidade federal do País. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, hoje localizado junto ao Campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.