Com menos de uma semana de lançamento do site da Prefeitura de Ji-Paraná para cadastramento no programa “Minha Casa, Minha Vida”, já foram contabilizadas mais de mil inscrições. De acordo com a Secretária de Ação Social do município, Sônia Reigota, estão sendo esperadas cerca de 12 mil inscrições.
“É um número bem alto de inscrições levando em conta que fizemos o lançamento do site no dia três, há menos de uma semana. Um ponto muito importante que queremos ressaltar é que as casas ainda não foram construídas e que serão conjuntos residenciais. Algumas pessoas têm nos procurado afirmando que vizinhos e amigos já receberam o imóvel, mas com certeza não é deste programa”, explicou Sônia.
O “Minha Casa, Minha Vida” é um programa do Governo Federal que viabilizará a construção de um milhão de casas em todo o país, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada. Quem possuir renda familiar entre 0 e 3 salários mínimos poderá se inscrever no site da Prefeitura Municipal: www.ji-parana.ro.gov.br. Também é necessário ter em mãos o RG, CPF e CEP de onde a pessoa reside.
É importante ressaltar a necessidade de imprimir e guardar o protocolo de inscrição gerado no site, é com este número que os inscritos estarão concorrendo a uma das mil casas destinadas ao município. Após o sorteio, o cidadão deverá apresentar a documentação na Caixa Econômica Federal para formalização do cadastro. Não cumprindo as exigências necessárias, a vaga será disponibilizada para novo sorteio.
Como apoio para aqueles que não possuem acesso à internet, a Secretaria Municipal de Ação Social (SEMAS) estará disponibilizando, a partir do próximo dia 20, pontos de apoio para atendimento a essas pessoas. Segundo Sônia, os locais serão divulgados em breve.
Segundo Sônia, para o cadastramento é necessário RG e CPF, e também o CEP de onde a pessoa reside. Após a conclusão do cadastro, é gerado um protocolo de inscrição. Com esse protocolo o cidadão estará concorrendo a uma das mil casas. “A partir do momento que a pessoa for sorteada não quer dizer que já está com a casa garantida. O próximo passo será a apresentação de documentos na Caixa Econômica Federal, para comprovação das informações do cadastro. Se o cidadão não se enquadrar dentro das condições exigidas, será feito novo sorteio. Por isso faremos este sorteio por etapas”, disse.
A Secretária alerta as pessoas para o fato de que não devem se desfazer do protocolo após o final do sorteio, pois serão liberadas as vagas daqueles que foram sorteados e não se enquadraram às exigências da Caixa.
Baseando-se no número de inscritos no programa Bolsa Família do município, estima-se atingir cerca de 12 mil inscrições em Ji-Paraná. As casas serão construídas por empresas cadastradas na Caixa. A Prefeitura já está trabalhando na seleção dos terrenos para construção dos conjuntos residenciais. Os locais estão sendo selecionados tomando como base a proximidade ao transporte público, escolas e serviços de saúde.