Em comemoração ao Dia da Árvore, técnicos do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e moradores do assentamento Horto Tremembé Conquista, localizado no município de Tremembé, na região de Taubaté, vão plantar 500 mudas de árvores nativas nesta segunda-feira, 21. O plantio faz parte do Projeto Junção Ambiental de Desenvolvimento Ecológico e Educacional (JADEE), idealizado pela filha de um assentado e concretizado pela Fundação Itesp, que buscou parcerias para dar viabilidade à ideia.
Entre as mudas, estão espécies nativas da região como ipê, angico e pitanga. A meta, a longo prazo, é plantar 200 mil mudas nos 250 mil hectares do assentamento. Após o plantio será ministrada uma palestra sobre o meio ambiente.
O projeto
O assentamento Horto Tremembé ‘Conquista’, que hoje atende a mais de 100 famílias, está localizado numa região fortemente impactada do ponto de vista ambiental: em seu entorno existe uma alta densidade demográfica, uma área urbana descontínua, porto de areia e um canal de captação de água para irrigação. Nesta região, também há vários fragmentos de mata isolados que, unidos, poderão gerar um corredor ecológico, capaz de, por si só, restabelecer o habitat original da fauna local.
O projeto JADEE contribuirá para o desenvolvimento adequado, ecologicamente viável e economicamente justo para a comunidade local. As árvores que serão plantadas ajudarão, ainda, na recuperação da capacidade hídrica da bacia do Rio Una, importante afluente do Rio Paraíba, além de contribuir para interromper o ciclo de assoreamento.
Do Itesp – Crédito foto SXC