O Projeto Loucos pela Diversidade será apresentado nas cidades de Belém e Belo Horizonte, nos dias 29 de junho e 1º de julho, respectivamente, quando também haverá o lançamento do Edital do 1º Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade: Austregésilo Carrano. Na capital paraense, o evento será realizado às 15h, no Teatro Estação Gasômetro (Av. Magalhães Barata, nº 830, São Brás). Já o público mineiro poderá acompanhar as atividades a partir das 14h, na Funarte MG (Rua Januária, nº 68).
Confira os convites: Loucos pela Diversidade no Pará e Loucos pela Diversidade em Minas Gerais.
A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) com a Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS), e a Caixa Econômica Federal. O início dessa parceria ocorreu em 2007, quando foi promovida a Oficina Loucos pela Diversidade, com o objetivo de mostrar a produção artística dos portadores de sofrimento psíquico.
Premiação – Em sua primeira edição, o Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade homenageará um nome de destaque do Movimento da Luta Antimanicomial – Austregésilo Carrano Bueno, escritor paranaense já falecido. As inscrições para a premiação, que contemplará projetos de instituições que realizam trabalhos relacionando cultura à saúde mental, encerram-se no dia 13 de julho.
Informações: (61) 3316-2129 e [email protected].
Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC