Por meio do Programa de Capacitação Ocupacional e Utilidade Coletiva da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo, jovens entre 16 e 20 anos do Jardim Lapenna, em São Miguel Paulista, frequentam o curso semestral de produção midiática e integram o Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar. Eles são capacitados e produzem materiais midiáticos, como fotos, jornais e programas de rádio.
Depois de passarem por formações de ampliação de repertório de oficinas técnicas, os jovens encararam, durante maio, o desafio de elaborar e ministrar aulas para comunidade em oficinas gratuitas de Fotografia e Fanzine, além de terem produzido e organizado a intervenção da Rádio de Rua,na feira do bairro.
Com programas ao vivo, entrevistas, notícias e prestação de serviço, a Rádio São Miguel no Ar, instalada em frente à Igreja, mas com seus alto falantes espalhados pela rua da feira, conta com a participação da equipe de jovens que produziram desde o roteiro, as vinhetas, os jingles, os spots, até a elaboração da pauta, a produção, a montagem e as reportagens. Vale ressaltar, que a Rádio tem como um dos seus objetivos utilizar os espaços públicos para refletir sobre os problemas e conquistas da comunidade visando, sobretudo a melhoria e desenvolvimento local.
Nas oficinas preparadas junto aos educadores os jovens tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de passar seus conhecimentos adiante e ofereceram a oficina de fanzine, aos alunos de 8ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Fontinelle, no Jaraguá, e a de Fotografia, a toda comunidade.
“Encarei essa oficina como um desafio. Fiquei muito feliz porque passei um pouco do que sabia e aprendi junto com quem participou. É ótimo outras pessoas poderem participar das oficinas para saber a sensação de trabalho realizado com sucesso”, afirma Samara Cristina, jovem do Núcleo e uma das responsáveis pela multiplicação de fanzine.
São Miguel No Ar- O Programa São Miguel no Ar é uma parceria da Secretaria do Trabalho com a Fundação Tite Setubal e tem por objetivo ampliar oportunidades de inserção social e profissional de jovens, mediante capacitação profissional para ingressar no ramo de atividades relacionadas à produção midiática. São 28 pessoas beneficiadas com idades entre 16 e 20 anos pertencente a famílias de baixa renda e que devem estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino e ou ter concluído o ensino de nível médio, inclusive profissionalizante, além de ser residente no município de São Paulo. Outra condições para participar do programa é que o interessado deve estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e não estar recebendo seguro desemprego. Cada beneficiário recebe uma bolsa auxílio de R$ 240,04.