No dia 15 de novembro, 152 professores integrantes das 98 universidades que participarão do Projeto Rondon no início de 2010 farão viagens de reconhecimento aos 76 municípios que serão atendidos na Operação Centro-Nordeste. A Operação Centro-Nordeste acontecerá entre 15 de janeiro e 8 de fevereiro do ano que vem nos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins.
Durante as viagens precursoras, os professores se concentrarão nos centros regionais – Maceió (AL), Jataí (GO), Palmas (TO) e Feira de Santana (BA) e visitarão as pequenas comunidades onde o Rondon irá atuar. Lá, eles farão contatos com as prefeituras e outros órgãos locais para acertar detalhes sobre o desenvolvimento dos trabalhos de 2010, como alojamento e alimentação dos rondonistas, locais onde serão desenvolvidas as atividades e outros itens de infra-estrutura e logística.
A partir daí, as Instituições de Ensino Superior (IES) farão um ajuste nas propostas de trabalho enviadas e já selecionadas pela Coordenação-Geral do Projeto Rondon e treinarão suas equipes para 2010. A participação nas viagens precursoras é pré-requisito para participar do Rondon.
Na semana passada, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulgou o resultado da seleção das universidades que participarão da Operação Centro-Nordeste. Foram escolhidas 98 IES de 21 Estados do país. Do total de propostas selecionadas, 76 serão para aplicação no Conjunto A, que abrange as áreas relacionadas a cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, e 76 ao conjunto B, comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho.
Este ano, houve um crescimento de 44% no número de instituições de ensino interessadas em participar do Rondon. Em 2009, a coordenação do projeto recebeu 227 propostas. Este ano, foram 327. As 152 propostas escolhidas para Operação Centro-Nordeste foram analisadas e selecionadas pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR) entre os dias 19 e 23 de outubro. Participaram da comissão, além dos representantes do Departamento de Estudos e Cooperação do Ministério da Defesa (DEPEC), representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, da Integração Nacional e da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Até o dia 10 de dezembro, as Instituições de Ensino Superior deverão realizar o cadastramento dos rondonistas que irão participar da Operação Centro-Nordeste. Esse cadastramento é feito por meio do Sistema do Projeto Rondon – SISPRON (www.defesa.gov.br/sispron). Findo o prazo, a IES não mais poderá substituir os rondonistas cadastrados. As IES que participam pela primeira vez do Projeto Rondon receberão informações da coordenação do projeto.
O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa em parceria com outros oito ministérios. As ações, desenvolvidas voluntariamente por estudantes e professores universitários, são feitas em municípios carentes do Brasil. Ao participar do Rondon, estudantes e professores têm a oportunidade de conhecer melhor a realidade brasileira, melhorar sua formação e contribuir para o desenvolvimento local das comunidades. O Rondon foi criado em 11 de julho de 1967 e suspenso em 1989. Em 2005, o governo federal relançou o projeto. Desde então, o projeto já levou mais de 7.500 rondonistas a cerca de 500 municípios.
Outras informações poderão ser obtidas pelo email [email protected] ou pelos telefones (61) 3312.8796 / 3312.4924 / 3312.9004 /3312.9098
Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa