A I Conferência Internacional de Marketing Infantil, que acontece de 4 a 6 de novembro, na FAU/USP (Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo) irá discutir a regulamentação da comunicação voltada às crianças. Vários Projetos de Lei tramitam em esfera estadual e federal. O mais radical deles, o PL 5.921/2001 do deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) tem por objetivo proibir qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida à criança, independente do horário e mídia em que seja veiculada.
Para Silvino Brasolotto, diretor de Marketing da editora Alto Astral, não se deve estabelecer que toda propaganda para criança precisa ser educativa. “A publicidade não pode e nem precisa ser apenas aliada a educação. A criança tem um lado lúdico que precisa ser estimulado e os anúncios de brinquedos, games e parques, só para citar alguns exemplos, sabem proporcionar esta fantasia”, afirma Brasolotto.
Por outro lado, acredita que é necessário que haja flexibilidade dos atores deste debate. O poder público pode estabelecer parâmetros, referências e indicações para anunciantes e veículos seguirem, mas não é possível, por exemplo, colocar no mesmo patamar a propaganda de chicletes e a de brinquedos. O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determina que o tipo de publicidade tenha em vista a faixa etária do público-alvo e seus hábitos de consumos, itens plenamente aceitos pelo setor. Mas faz um alerta: “Com a internet e as novas tecnologias que crescem numa velocidade espantosa, não podemos tratar o assunto apenas sob um foco. É preciso ampliar o debate. Há espaço para propaganda e educação conviverem e se complementarem”.
A I Conferência Internacional de Marketing Infantil será realizada no auditório da FAU/USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Reunirá profissionais de marketing, empresários ligados ao setor infantil, estudiosos e especialistas do Brasil e do exterior, para discutir os rumos do marketing voltado à nova geração de kids & teens. A Conferência é realizada pela Carpe Diem, empresa que há mais de 20 anos desenvolve eventos sócio-educativos.
Informações: www.cimi.carpediemeventos.com.br