As inscrições para o Programa de Desenvolvimento Gerencial SemiPresencial (PDGSP) foram prorrogadas até o dia 25 de novembro, quarta-feira. Ao todo, são oferecidas, gratuitamente, 1.364 vagas no Estado. As aulas de capacitação, promovidas pela Secretaria de Gestão Pública, com o apoio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), destinam-se a gestores de todos os níveis de responsabilidade dos órgãos da administração direta e autárquica do Estado de São Paulo. Para se inscrever, o interessado deve procurar o departamento de Recursos Humanos do órgão ao qual está vinculado, das 8h às 20h.
O curso será ministrado por meio da Tec-Reg, a nova rede de escolas de governo do Estado que utiliza o sistema de videoconferência. A partir de um estúdio, montado na sede da Fundap, em São Paulo, o conteúdo programático será transmitido para os estudantes distribuídos em 24 pontos do Estado (veja a relação das cidades abaixo).
Nas salas, haverá um tutor especialmente treinado para dar orientação durante o curso. Além da videoconferência, os inscritos poderão utilizar a internet fora da sala de aula para a realização de atividades relacionadas ao programa.
O secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, destaca a importância da iniciativa. “A Tec-Reg permite disseminar o conhecimento para formar e capacitar um grande número de servidores, com custo reduzido. É a tecnologia a serviço da educação”, disse.
Etapas do programa
O PDGSP terá três etapas: Dimensão Estratégica da Gestão Pública; Implementação das Ações Governamentais; Monitoramento e Avaliação das Ações Governamentais.
A primeira etapa, Dimensão Estratégica da Gestão Pública, terá 32 horas. Começará em 26 de novembro e vai até 18 de dezembro. As aulas serão ministradas uma vez por semana, com seis horas de duração. O objetivo é apresentar o processo de produção de políticas públicas e seus desafios no contexto histórico e institucional, destacando a fase do planejamento na perspectiva da gestão por resultados e dos seus instrumentos.
A segunda etapa, denominada Implementação das Ações Governamentais, vai começar em 2010. Seu enfoque será abordar conceitos, métodos, técnicas e instrumentos adotados pelas organizações públicas nas estratégias e na gestão dos recursos responsáveis por transformação de ações e serviços em benefícios dos cidadãos.
Por último, também em 2010, vai ocorrer o Monitoramento e Avaliação das Ações Governamentais, cujo objetivo é demonstrar ao participante as fontes de dados e as metodologias necessárias para efetuar a análise da efetividade dos programas governamentais.