Não foi em vão o sacrifício de centenas de aposentados que acamparam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pressionar a Câmara a votar com urgência o PL 01/2007 (que concede um reajuste único para todos no mesmo patamar do salário mínimo). Os grupamentos liderados pela Confederação Brasileira de Aposentados e pelas federações filiadas retornaram para casa com a certeza do dever cumprido e com o compromisso reforçado do presidente Michel Temer que o referido projeto seja incluso na pauta de votações da próxima semana, provavelmente no dia 30 de junho (terça-feira).
Esse grande avanço nas negociações se originou graças aos heróicos atos promovidos pelos aposentados. Abusando da criatividade, a COBAP produziu 513 fotos dos deputados federais, pregando-as em estacas de madeiras, que foram fincadas na Praça das Bandeiras, defronte o Congresso Nacional. Duas tendas, acopladas de banheiros químicos, também foram instaladas. Simultaneamente, panfletos e documentos foram entregues nos gabinetes dos líderes e demais parlamentares. Jornais, rádios, sites, blogs e TVs de todo Brasil estamparam com destaque a coragem e ousadia dos aposentados, que serviu para sensibilizar a sociedade em defesa dos idosos que sobrevivem com salários miseráveis.
Ao cair da noite, velas foram acesas em cima das fotos de cada político, como forma simbólica de iluminar seus corações em favor do segmento.
AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE
Visitando a trincheira da COBAP, o senador Paulo Paim e os deputados federais Cleber Verde, Arnaldo Faria de Sá, Darcísio Perondi e Acélio Casagrande, foram pessoalmente saudar os aposentados pela coragem. De lá, uma comissão foi constituída para ir até o gabinete da presidência da Câmara. De forma respeitosa, Michel Temer recebeu os dirigentes e explicou que o PL 01 ainda não foi votado devido pressões dos líderes governistas. Pressionado, Temer foi sensibilizado a assumir novamente o compromisso público de colocar na pauta de votações o projeto dos aposentados na semana que vem, doa a quem doer, mesmo que tenha que “peitar” a base do governo.
Revigorados com a promessa de Temer, a Confederação não se deixou iludir, mantendo acampamento em alerta, com diversos aposentados dormindo em barracas enfrentando o frio e suas próprias limitações físicas.
O PRÓXIMO PASSO
Na próxima terça-feira, 30 de junho, os líderes de cada partido estarão novamente reunidos para delinear os assuntos a serem votados. A Confederação Brasileira dos Aposentados vai manter vigília permanente na Câmara, dando continuidade nas articulações e manifestações.
Por Richard Casal