ProUni – Está disponível para consulta o resultado da segunda chamada da segunda fase de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni). Até quinta-feira, 20, os 14.523 estudantes pré-selecionados nessa segunda etapa ProUni devem comparecer à instituição de ensino na qual se inscreveram para comprovar as informações prestadas. A relação dos pré-selecionados ProUni pode ser conferida na página eletrônica do programa. O candidato deve informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o do CPF.
Segundo o ProUni, podem se inscrever estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) teve 143 bolsas encerradas após o início do processo de supervisão desencadeado pelo Ministério da Educação. O objetivo da medida é verificar a situação cadastral dos estudantes e das instituições de ensino superior que possuem isenção fiscal por participar do programa.
O encerramento das bolsas ProUni foi definido após o cruzamento dos dados do ProUni com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e com a Plataforma Integrada para Gestão das Ifes (PingIfes). Foi identificada a existência de 39 alunos que possuíam carros de luxo em seu nome, 17 alunos com rendimentos superiores a R$ 100 mil por ano e 956 bolsistas com algum tipo de registro em instituição federal de ensino superior, o que não é permitido pelo programa.
Assessoria de Imprensa da Sesu