As provas da segunda fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão realizadas no próximo sábado (24), às 14h30 (horário de Brasília), em cerca de oito mil centros de aplicação, distribuídos em 5.300 municípios. Os locais de prova e a relação dos alunos estão no site www.obmep.org.br. Participaram da primeira fase, cujas provas foram em 25 de agosto último, mais de 19,1 milhões de alunos, inscritos por 43.854 estabelecimentos de ensino, distribuídos em 99,1% dos municípios do País.
A Olimpíada é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Entre seus objetivos estão o de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Os alunos participantes da 5ª Obmep estão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade: Nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas; Nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas e Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), devem ser inscritos, respectivamente, para as provas dos níveis 1 e 2. Os de ensino médio, para a prova do Nível 3.