Segunda fase dos episódios, que visa estimular o interesse das crianças e jovens pela Química, começa a ser exibida a partir do dia 10, na TV Cultura. A partir da próxima segunda-feira (10/8), a TV Cultura dará início à veiculação da segunda fase da campanha Todo dia com a Química. Agora, Quim e seus amigos embarcarão em uma aventura cheia de mistério e suspense, em que precisarão usar todo o conhecimento de Química que possuem para desvendar o desaparecimento do Bolacha, o gato de estimação de Quim. Até dezembro, serão exibidos oito episódios interligados, de 30 segundos cada, com uma novidade: o público poderá escolher o final da história por meio de votação no hotsite www.tododiacomaquimica.com.br, que reunirá as peças da campanha, jogos e informações sobre Química.
Resultado de uma parceria iniciada em 2008 entre a TV Cultura e a Abiquim, a campanha destaca a importância e a presença da Química no cotidiano. Voltada para o público infantojuvenil, a campanha Todo dia com a Química tem o patrocínio cultural das empresas Basf, Elekeiroz, Kraton e Lupo. O investimento no projeto, que conta com os incentivos da Lei Rouanet, será de R$ 430 mil. A meta é atingir 2,8 milhões de lares, cerca de 50% dos domicílios da Grande São Paulo, durante os quatro meses de veiculação.
Na primeira fase da campanha, a turma do Quim aprendeu como os produtos químicos estão presentes no dia-a-dia das pessoas, do despertar até a hora de dormir, e como auxiliam as atividades humanas, no lazer, no trabalho e nos estudos. Os 24 desenhos animados e a peça institucional voltada ao público adulto produzidos em 2008 estão disponíveis no hotsite.
Para Nelson Pereira dos Reis, presidente executivo da Abiquim, a veiculação da segunda fase da campanha ajudará a avivar o interesse dos jovens pela Química e a despertar vocações. “A Química é uma ciência essencial em nossas vidas, presente em todas as aventuras humanas e que impulsiona os avanços da sociedade. Os produtos que ela gera têm possibilitado ao homem vencer enormes desafios”, afirma. O projeto, segundo ele, ajudará a desmistificar a visão de que a Química é uma ciência distante do homem.
Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, afirma que a campanha Todo dia com a Química é um exemplo de como a iniciativa privada pode colaborar com a missão da TV Cultura na difusão de mensagens educativas e culturais. Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que, entre as TVs abertas, a Cultura é considerada a de melhor programação nos gêneros educativo, infantil e ecológico. Durante os seis meses em que a campanha foi veiculada em 2008, centenas de mensagens foram enviadas por estudantes, pais e educadores elogiando o projeto e o incentivo ao estudo da Química.
Abiquim
Fundada em junho de 1964, a Associação Brasileira da Indústria Química congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. São mais de 200 empresas associadas, sendo 143 fabricantes de produtos químicos.
Com faturamento líquido superior a US$ 122 bilhões em 2008, a indústria química brasileira figura entre as dez maiores do mundo. O setor, formado por aproximadamente 5 mil empresas que empregam cerca de 330 mil pessoas, é o terceiro em participação na formação do PIB Industrial do País.