Na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto, um desligamento automático da linha de transmissão Abunã/ Rio Branco, de 230 kV, causou um blecaute no sistema elétrico operado pela Eletronorte no Acre por 31 minutos. O defeito foi localizado no quilômetro 191, entre Abunã – Rondônia e Rio Branco, em consequência de um curto-circuito provocado por queimada.
Segundo a equipe de manutenção de linha da Divisão Regional de Produção do Acre, que realizava serviços de inspeção terrestre no momento da ocorrência, havia queimada no trecho entre as torres 442 a 457 (Fazenda Nova Fronteira-Rondônia). O desligamento ocorreu das 11h19 às 11h50 (horário de Brasília), quando a carga foi totalmente restabelecida.
A Eletronorte faz todos os anos a campanha de prevenção e combate às queimadas sob linhas de transmissão de energia elétrica. Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a quase totalidade das queimadas é causada pelo homem, por razões muito variadas: limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, colheita manual de cana-de-açúcar, vandalismo, balões de São João, disputas fundiárias, protestos sociais, entre outros.
A Eletronorte alerta que a falta de cuidados pode fazer com que o fogo atinja as torres e as linhas de transmissão, causando interrupção no fornecimento de energia, encadeando desligamentos em série e prejudicando as atividades econômicas e produtivas de cidades, capitais e até regiões inteiras. No Acre essa responsabilidade cresce com a implantação de um complexo sistema de transmissão que atravessa boa parte do estado, é interligado ao Estado de Rondônia e em breve será ao Sistema Interligado Nacional – SIN.
Atente para o que diz a campanha da Eletronorte: se o fogo fica fora de controle, ele pode causar estragos que vão além das matas. Se atingir uma linha de transmissão, uma queimada deixa escolas, hospitais e até a sua casa sem luz. Se tem queimada perto de uma linha de transmissão de energia, faça sua parte, ligue para o disque-queimadas: 0800 647 3456.