Gog nasceu na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal. Com oito anos foi morar em Guará 2 (DF), onde começou a sua transformação convivendo com o futebol, o vinil, a black music e o aparelho três em um do pai. Gog é o convidado do Manos e Minas deste sábado (19/9), às 19h, na TV Cultura. O rapper Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido por Gog, acabou de ganhar o prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, com o vídeo institucional Conheça o Ministério Público. Vencedor do prêmio Hutúz, em 2004 e 2007, ele recebeu também o prêmio Don Quixote de La Perifa, dado àqueles que ajudam a periferia a se transformar num lugar melhor para se viver. No programa, Gog solta a voz em Cartão Postal Bomba! seu mais recente álbum, lançado em fevereiro de 2009
O tema violência nas escolas também é abordado neste Manos e Minas, e está dividido em duas partes. Na primeira, são histórias de crianças agredidas; o depoimento da mãe de dois garotos que, num mesmo dia, foram parar no hospital depois de serem espancados na porta da escola; e uma fala do secretário adjunto de educação do Estado de São Paulo, Guilherme Bueno. Na segunda parte, a matéria exibe experiências de superação da violência obtidas por meio de atividades artísticas, como o hip hop.
No quadro Interferência, direto da barraca do Saldanha, no Capão Redondo, o escritor Ferréz bate um papo com o jornalista esportivo Juca Kfouri. Ferréz é autor do livro Capão Pecado (2000) – que fala sobre o cotidiano e da violência do bairro Capão Redondo -, e é ligado ao movimento hip hop.