Reajuste da Aposentadoria – Inconformado com o provável reajuste de 6,2% pré-anunciado pelo Governo, o deputado federal Odacir Zonta, do PP de Santa Catarina, entrou em contato com o presidente da COBAP, Warley Martins, prometendo colocar hoje, dia 22, em apreciação uma emenda que destina verbas aos aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo.
Nesta preposição, Zonta pede que o reajuste em 2010 seja calculada de acordo com o índice da inflação (INPC) mais 80% do PIB (Produto Interno Bruto), que geraria um aumento de aproximadamente 7,7% a partir de janeiro para 8,1 milhões de inativos.
A votação da proposta orçamentária para 2010 na Comissão Mista de Orçamento acontece nesta terça-feira, a partir do meio-dia e deve durar o dia todo. A discussão foi realizada na noite de ontem e só acabou por volta das 2 horas da manhã. Os parlamentares vão votar o texto básico, apresentado pelo relator-geral, deputado Magela (PT-DF), e os 286 destaques.
O líder nacional dos aposentados considera difícil a aceitação desta emenda por parte do Governo, mas faz questão de elogiar a iniciativa do deputado Zonta. “Nossos deputados têm tudo na mão para fazer aos aposentados, honrando os votos que tiveram. Basta por a mão na consciência”, declarou Warley.
COBAP – Aposentados 22/12/2009 | Por Richard Casal