Reajuste das aposentadorias – Segundo a COBAP, é lamentável e digno de repúdio a iniciativa ditadorial do presidente Luís Inácio Lula da Silva em editar Medida Provisória concedendo reajuste nominal de 8,7% a partir de janeiro, elevando o valor dos atuais R$ 465,00 para pelo menos R$ 505,00. Também dará metade desse ganho real aos benefícios da Previdência Social superiores ao mínimo, ou seja, somente 6,2% para 8,1 milhões de brasileiros aposentados que recebem mais que um salário.
A medida provisória será editada na próxima semana para que a antecipação do reajuste, que valerá a partir de 1º de janeiro e começará a ser paga no final do mesmo mês, funcione, na avaliação do governo, como um “Presente de Natal” para os aposentados.
Lula antecipou o anúncio de reajuste para tentar conter desgaste de barrar proposta de aumento maior, cujo projeto 01/07 tramita na Câmara dos Deputados e certamente seria aprovado, caso fosse votado.
Inconformada com a atitude de Lula, a COBAP não ficará calada e já conclama suas entidades filiadas a demonstrar publicamente e de todas as formas sua indignação e revolta contra o governo. Em 2010, ano eleitoral, dezenas de atos e protestos serão deflagrados em todo o País.
“Vamos mostrar nas ruas e nas urnas que os aposentados tem memória e jamais esquecerão deste presente de grego ofertado pelo presidente da República que um dia foi um operário”, bradou Warley Martins Gonçalles, líder nacional dos aposentados.
COBAP Aposentados 09/12/2009 | Por Richard Casal