O Inverno é uma época em que as pessoas ficam mais em casa. Quando saem, os programas costumam ser idas a restaurantes, a barzinhos aconchegantes, ou às reuniões com amigos para fazer um fondue ou comer uma pizza. Durante esses meses frios é quase inevitável ganhar alguns quilinhos. De acordo com Flávia Bulgarelli Vicentini, nutricionista da Casa Movimento, algumas dicas especiais de alimentação ajudam a prevenir o aumento de peso nesse período.
Se preferir alimentos quentes, no almoço ou no jantar, você pode substituir a salada por verduras e legumes cozidos ou sopas e cremes. Mas evite acrescentar ingredientes que aumentam muito o número de calorias, como o creme de leite, o requeijão e o pão. Ao invés disso, incremente suas receitas com quinua, linhaça triturada, gérmen de trigo, gergelim torrado ou aveia. Todos são saborosos, nutritivos, mas não tão calóricos.
Para a sobremesa, ao invés de chocolates e doces, prefira as frutas que podem ser levadas ao forno como, por exemplo, banana e maçã assadas. Ambas ficam deliciosas com canela. Para as crianças pode ser utilizado um pouco de açúcar ou mel, para decorar e dar um gostinho mais doce. Os açúcares demerara e mascavo são opções mais saudáveis e saborosas que substituem o açúcar branco.
Consumir muito vinho para se manter aquecido no Inverno também pode ser um problema, pois se compararmos o valor calórico do álcool ele é próximo ao da gordura (cada grama de álcool prove sete calorias e cada grama de gordura fornece nove calorias, enquanto que cada grama de carboidrato e proteína fornecem quatro calorias). Prefira um chá de ervas bem quentinho, que ajuda a manter o corpo aquecido e faz bem.
Se o prato principal for o fondue, lembre-se de que todas as suas versões são muito calóricas. Para controlar o consumo, sirva uma salada ou um caldo de legumes como entrada. Além disso, é possível reduzir as calorias do fondue fazendo algumas trocas: na receita de queijo, substitua os queijos gordos por cream cheese e mussarela light, e utilize legumes como cenoura, tomate cereja ou perinha e pepino. Os pães também podem ser consumidos, mas com moderação e de preferência os integrais, que alimentam e saciam mais rapidamente. Para o fondue de carne, utilize água ao invés de óleo (receita abaixo). Já o fondue de chocolate deve ser servido acompanhado de muitas frutas.
Lembre-se de que o Inverno não deve ser uma desculpa para comer mais. Na verdade, deve ser o momento de se preparar para o próximo Verão. Por isso, continue a frequentar a academia, invista em uma alimentação equilibrada e saudável e beba bastante água.
Fondue de carne light
Ingredientes
1 kg de filé mignon
1 l de água
1 fio de azeite
Alho, sal, cebola a gosto
Ervas desidratadas de sua preferência (manjericão, ervas finas, orégano, cheiro verde. . . )
Para os molhos
1 potinho de maionese light
1 potinho de mostarda
1 potinho de catchup
1 potinho de barbecue
Alho torrado desidratado
Linhaça triturada
Gergelim
Ervas finas
1 potinho de geléia de uva
1 potinho de chutney de manga
Modo de preparoModo de Preparo
Jogue um fio de azeite na panela de fondue. No fogão, refogue o alho, sal e cebola. Jogue a água e prove. Deve ter o sabor que gostaria de encontrar na carne. Acrescente as ervas e deixe ferver bastante. Enquanto a panela está no fogo prepare a carne cortando o filé com a faca ligeiramente inclinada e em tirinhas. Disponha em uma vasilha rasa, cubra com um filme plástico até o momento de servir.
Acenda o réchaud do seu aparelho de fondue conforme as instruções do fabricante. Transfira a panela para o réchaud. Faça os molhos misturando a maionese com catchup, depois com a mostarda, outro com o alho, ervas, e o que mais você inventar. Apenas o barbecue, a geléia e o chutney não devem ser misturados a maionese. Coloque cada molho em uma vasilhinha e sirva.
Mergulhe as tirinhas no caldo da panela e aguarde até cozinhar levemente. Depois é só mergulhar no molho desejado.
Serve cinco pessoas.
Valor calórico aproximado: 460 kcal