Hoje, 18 de junho, foi o primeiro dia do 14º Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, REGIOCOM 2009. O tema central deste ano é “Comunicação Regional e Diversidade Cultural”. O evento ocorre na Universidade Metodista de São Paulo e é realizado pela Faculdade de Comunicação, em parceria com a Cátedra UNESCO/Metodista.
Neste primeiro dia de REGIOCOM foram realizadas conferências com profissionais da Metodista e diversos participantes de fora, que atuam no mercado da Comunicação, além da apresentação de trabalhos produzidos por alunos de graduação, pós-graduação e professores da Metodista e também por alunos, professores e profissionais de outras instituições.
A Conferência de abertura foi ministrada pelo professor Gustavo Cimadella, da Universidad Nacional em Rio Cuarto, na Argentina. Cimadella traçou um panorama histórico e social sobre os vínculos entre Comunicação, Cultura e Diversidade. “Não podemos falar dessa questão sem considerar o conjunto, o contexto que os envolve”, explicou. “Será que os primeiros observadores da comunicação incluíram em suas reflexões a cultura e a diversidade?”, foi o questionamento que lançou ao público, na abertura do REGIOCOM. Segundo o professor, o campo da Comunicação é interdisciplinar e deve ser pensado com base em três dimensões: Ecologia (ambiente); Política ( convenções e construções) e Arte (sensibilidade)”.
À tarde, os professores, alunos e pesquisadores participaram de grupos de trabalho. Um dos grupos de trabalho, coordenado pelo docente da Faculdade de Comunicação da Metodista professor Luciano Bonetti, discutiu a Comunicação Mercadológica. Para ele, o REGIOCOM é importante principalmente para se conhecer as novidades da área. “A Comunicação muda muito rápido hoje em dia e esses trabalhos apresentados por diversos profissionais nos permite conhecer o que está sendo pesquisado atualmente na área”, explicou.
Neste grupo, o docente da Faculdade de Gestão e Serviços da Metodista professor Laércio Bento, apresentou um trabalho sobre Redes Sociais como twitter, youtube, Orkut, entre outras. De acordo com o professor Laércio, a proposta foi falar sobre como esses novos canais de comunicação podem auxiliar na relação entre uma organização e seu público-alvo. “Muitas empresas colocam o produto no mercado para depois ouvir os clientes, e as redes sociais podem ajudar a fazer o contrário, realizando um planejamento antes”.
Outro grupo de trabalho, coordenado pelo docente da Faculdade de Comunicação da Metodista professor Heróm Vargas, debateu sobre a presença da diversidade cultural nas mídias regionais. Um dos trabalhos apresentados tratou das “Memórias de telespectadores pioneiros: um resgate no Grande ABC”.
O segundo dia do REGIOCOM 2009 ocorre amanhã, 19 de junho, das 8h às 13h, no Salão de Leitura do Edifício Gama, e das 14h30 às 17h, nas salas de aulas do Edifício Épsilon. Os dois edifícios ficam no Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista e São Paulo.
Só podem participar com a apresentação de trabalhos ou como ouvintes aqueles que fizeram inscrição prévia.
Confira a programação completa.