Reserva Cultural recebe exposição fotográfica Ubuntu, de Mônica Côrtes. Ubuntu: palavra de origem Bemba, tribo que habita a Zâmbia, Tanzânia e Congo. Diz respeito às qualidades que nos tornam verdadeiramente humanos e promovem abertura e disponibilidade para alcançar o outro em sua interioridade como a si mesmo, trazendo consciência e estado de presença nas inter-relações.
A exposição é resultado de um trabalho voluntário da fotógrafa em um projeto de educação em Lusaka, capital da Zâmbia, em julho de 2009. O projeto conta com 150 crianças de 1 a 8 anos de idade que fazem parte de algumas das 73 etnias espalhadas pela Zâmbia e arredores.
São 16 imagens de 30×40 cm em que constam as crianças do projeto e um pouco da ambientação daquela cultura. Os trabalhos estão disponíveis para venda para captação de fundos e aplicação dos recursos para melhoria das instalações da escola AMSAI, localizada em Emmasdale, uma das regiões menos favorecidas de Lusaka.
A Reserva Cultural é o primeiro espaço por onde passará a exposição, que viaja pelo Brasil na sequência. Em julho de 2010 seguirá para a Zâmbia, onde permanecerá como registro histórico.
Carioca residente em São Paulo, Mônica é fotógrafa há 15 anos e já passou por diversos países, como Croácia, Índia, França, Grécia, Turquia, Zâmbia e Estados Unidos. Na Índia teve a oportunidade de fotografar alguns dos mais consagrados músicos do país, tais como Hariprasad Chaurasia, Zakir Hussain, Shiv Kumar Sharma, etc. No Brasil, fotografou o Batuka! Festival Internacional de Bateria, por sete anos. Além disso, há vários anos fotografa o maestro Edmundo Villani-Côrtes.
Serviço
Exposição Ubuntu
Autor: Mônica Côrtes
De 06 a 30 de novembro de 2009
Reserva Cultural
Avenida Paulista, 900. Térreo Baixo (entre as estações Trianon Masp e Brigadeiro do metrô)