A retina, estrutura localizada no fundo do olho e responsável pela captação dos estímulos luminosos e transformação em sinal elétrico para o cérebro, pode ser afetada por diversos tipos de patologias – retinopatia diabética, degeneração macular e descolamento de retina são algumas delas. Um destes problemas é mais comum do que se pensa e está associado a diabetes – a retinopatia diabética, considerada a principal causa de cegueira na população economicamente ativa, com idade entre 20 e 60 anos. “São lesões que aparecem na retina, devido a alterações vasculares, que podem causar pequenos sangramentos e levar a perda da acuidade visual”, explica o oftalmologista do Itaigara Memorial Hospital Dia, André Castelo Branco. Segundo ele, a depender de qual seja a gravidade desta doença, pode causar cegueira completa.
Castelo Branco esclarece ainda que os pacientes com diagnóstico de diabetes são mais suscetíveis a desenvolver problemas oculares, de forma geral. De acordo com o especialista, as doenças que afetam a retina são as principais ameaças à visão destes pacientes. O médico oftalmologista Milton Correa, da Oftalmoclin também chama a atenção para os riscos dos problemas de visão associados ao diabetes. “Quem tem esta patologia sabe que a doença é responsável por inúmeras disfunções no organismo humano. O que nos preocupa é a falta de informação sobre o que a doença pode provocar na visão podendo gerar até cegueira em função das graves lesões provocadas nos olhos”, alerta.
Correa explica que a retinopatia diabética causa alterações nos vasos da retina podendo levar, nos casos mais severos, a hemorragias intraoculares e descolamento de retina com possíveis desdobramentos irreversíveis. A melhor forma de evitar complicações com a doença, conforme os especialistas, é fazer exames de rotina com o objetivo de detectar anormalidades em estágios iniciais, possibilitando o tratamento ainda na fase primária da patologia. “O problema pode existir mesmo sem sinais perceptíveis. Por isso, a maneira ideal para evitar é a precaução”, indica Castelo Branco.