Presidido pelo ministro Orlando Silva, o Conselho Nacional do Esporte (CNE), do Ministério do Esporte, se reúne nesta quinta-feira (17) para discutir dois temas de grande importância para o esporte brasileiro. A proposta de regulamentar a distribuição dos recursos da Lei Piva aos clubes sociais que formam atletas olímpicos e a solução das irregularidades ocorridas em lutas de boxe que ameaçam a integridade física e moral de pugilistas.
Os membros do conselho ouviram opiniões do Conselho Nacional de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (Confao), do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) para formular uma divisão dos recursos federais. Durante a reunião, eles discutirão as propostas das entidades para definir uma forma distribuição da verba.
A Lei Piva destina 2% das verbas provenientes de loterias para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e para o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Os clubes esperam ser incluídos entre os beneficiários do repasse.
O outro assunto em pauta é a integridade dos pugilistas brasileiros. O CNE vai aprovar uma resolução que orienta a realização de eventos esportivos de boxe em todo território nacional, para que as ligas amadoras observem o período de afastamento dos lutadores previsto nos regulamentos de boxe amador e profissional estabelecidos pela Confederação Brasileira de Boxe.