O Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, recebeu a representante do Ministério do Meio Ambiente Nazaré Soares, para tratar sobre o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas.
A reunião de trabalho teve como objetivo acordar com o Estado de Rondônia a elaboração do Plano de Controle do Desmatamento com base no Protocolo de Intenções assinado ano passado entre o Ministério do Meio Ambiente e o Estado de Rondônia.
O papel do Ministério do Meio Ambiente, de acordo com Nazaré Soares, coordenadora do Departamento de Articulação de Ações da Amazônia, do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil – PPG-7 é de apoiar o trabalho dos Estados e demais setores do governo.
A coordenadora disse que o Plano já está sendo desenvolvido em seis estados da Amazônia e que Rondônia tem condições de fazer um bom trabalho porque tem todas as ferramentas a seu favor. É o único que dispõe de um Zoneamento Sócio- Econômico e Ecológico em pleno funcionamento; um sistema de Licenciamento Ambiental da Propriedade Rural eficiente e outras ferramentas que significa um grande avanço. “A idéia é que o MMA possa auxiliar o Estado a se estruturar com as ações já existentes desenvolvidas pela Sedam, além de complementar com novas ações para combater o desmatamento, pois temos a consciência que podemos ganhar mais se estivermos trabalhando em parceria”, disse.
Nazaré Soares enfatizou que o Plano vai credenciar o Governo a ter acesso a recursos, por isso é importante que se tenha o aval da sociedade envolvendo todos os segmentos, academia, empresarial e outros. Rondônia precisa deixar claro no Plano as estratégias de ação a serem atingidas no que se refere ao desmatamento sustentado do Estado, sobretudo, a cobertura vegetal para os próximos 20 anos.
Cletho Muniz de Brito, secretário da Sedam, disse que a parceria vem fortalecer as políticas ambientais que estão sendo executadas pelo Estado. “Esta iniciativa era o que estava faltando para a consolidação de uma gestão ambiental integrada”, disse.
A representante do MMA elogiou o Governo de Rondônia por ter várias iniciativas que estão inseridas no Plano de Combate ao Desmatamento, enfatizando que o Governo Federal contratou um consultor para auxiliar a Sedam na elaboração do Plano, com um prazo limite até julho para finalizar.
Fonte: A/I SEDAM – Secretaria de Desenvolvimento Ambiental