A revisão das normas brasileiras que estabelecem as diretrizes a serem seguidas nos projetos e construção de obras em alvenaria estrutural, será um dos temas do Seminário de Alvenaria Estrutural. O evento, organizado e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto, BlocoBrasil, acontecerá durante a Concrete Show South America 2009.
A medida está sendo discutida pelo Comitê Brasileiro 18 (CB 18), responsável pela normalização na área de concreto, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com objetivo de atualizar a execução e projetos realizados em alvenaria estrutural no país. “Aevolução constante da tecnologia e as pesquisas e ensaios em laboratórios, que permitem conhecer melhor o comportamento das alvenarias estruturais sujeitas a diversos tipos de esforços, exigem que as normas sejam atualizadas sempre”, diz Carlos Alberto Tauil, arquiteto e diretor executivo da BlocoBrasil. “Alguns países já alteraram suas normas de projeto e, em vez de se usar o critério de tensões admissíveis nas paredes de alvenaria, mudou-se para o de estado limite de ruptura. Agora é a vez de o Brasil se atualizar”, completa.
O Seminário de Alvenaria Estrutural acontecerá em dois dias: 27 e 28 de agosto, a partir das 9h, e será dividido em três temas centrais: Concepção e arquitetura, Projeto estrutural e normas e Materiais e execução. Serão ao todo dez palestras ministradas por engenheiros e arquitetos especialistas na construção com blocos estruturais de concreto.
Para participar, o custo é de R$ 380,00. As inscrições devem ser feitas no site da Concrete Show (www.concreteshow.com.br).