A construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio – ambas no trecho do Rio Madeira localizado em Rondônia – deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. Desse total, em torno de 70% deverão ser preenchidos por mão de obra da região. Foi o que declarou, em discurso nesta quinta-feira (30), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
O parlamentar informou que, visando à construção dessas hidrelétricas, estão em andamento dois projetos de cooperação para a qualificação profissional de 18 mil trabalhadores. Essas parcerias incluem as construtoras Camargo Corrêa (integrante do consórcio responsável pela Usina de Jirau) e Odebrecht (do consórcio responsável pela Usina de Santo Antônio), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outras instituições.
Mercado de trabalho
O senador também recordou que Rondônia foi um dos destaques do levantamento sobre o mercado de trabalho formal divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no último dia 15. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicou que foram criados, em março passado, 1.299 empregos com carteira assinada no estado – desse total, 1.039 tiveram origem no setor de construção civil.
Raupp ressaltou ainda que, de acordo com os dados do Caged, Rondônia registrou um aumento de 3.957 empregos formais no primeiro trimestre do ano, o que representa uma expansão de 2,37% sobre o trimestre anterior. Segundo o Ministério do Trabalho, com os resultados dos primeiros três meses do ano, o estado apresentou o melhor desempenho da série histórica do Caged e da Região Norte.
Da Redação / Agência Senado