O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) celebrou, nesta sexta-feira (22), em Plenário, os 10 anos sem febre aftosa no estado de Rondônia, resultado de medidas sanitárias e vacinação do rebanho de 11 milhões de cabeças de gado. O objetivo agora, ressaltou o senador, é transformar o estado, nos próximos dois anos, em área livre de aftosa sem a necessidade de vacinar o rebanho, condição conquistada apenas por Santa Catarina.
Ser declarado estado livre da febre aftosa, ressaltou o senador, contribuirá para o aumento das exportações de carne, uma vez que países como Estados Unidos, Coréia do Sul, Rússia e Japão só compram o produto proveniente de áreas livres da doença sem a necessidade de vacinação.
Raupp disse que a agropecuária é significativa para a economia de Rondônia, pois o estado é o quarto maior exportador de carnes do Brasil. O setor representa 40% do Produto Interno Bruto do estado e emprega cerca de 250 mil pessoas em todas as fases da cadeia produtiva. Ele informou que 83 mil produtores rurais rondonienses produzem anualmente 510 mil toneladas de carne e 741 milhões de litros de leite.
O senador comunicou que em 2009 serão vacinados 100% do rebanho, em uma campanha que mobiliza centenas de técnicos, automóveis e barcos. O governo federal, disse ainda Valdir Raupp, deverá liberar recursos para vacinar o rebanho boliviano nas fronteiras com os estados brasileiros, para impedir que a doença atinja o rebanho brasileiro.