A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, promoverá na próxima segunda-feira (10/08), em Palmas, Tocantins, o seminário regional sobre mudanças climáticas. O encontro, que reunirá representantes das defesas civis dos Estados do Tocantins, Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, terá como tema “As principais causas das mudanças climáticas na região Norte do Brasil”.
O seminário tem como principal objetivo delimitar estratégias e ações para a redução gradual dos impactos das mudanças climáticas e suas conseqüências na região. O encontro discutirá, ainda, mudanças de postura e de atitudes que possam garantir uma melhor qualidade de vida às gerações futuras e a auto-sustentabilidade dos setores produtivos.
Segundo a secretária Nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, os encontros regionais servirão identificar estratégias para os possíveis impactos das mudanças climáticas de acordo com a realidade de cada Estado. “As discussões com especialistas, com gestores regionais, prefeitos e representantes da defesa civil servirão para definir estratégias de atendimento no momento do desastre e no monitoramento dos efeitos climáticos de uma forma mais sistematizada”, esclareceu.
O seminário, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC), é o primeiro de uma série de encontros que será realizado em mais quatro regiões do país. A idéia é que cada região discuta, sob o enfoque da Defesa Civil, o impacto local e regional das mudanças climáticas e construa uma carta de intenções que será apresentada no Encontro Nacional, previsto para acontecer entre os dias 18 e 20 de novembro, em São Paulo (SP).
Os próximos seminários regionais sobre mudanças climáticas estão marcados para os dias 22 e 23 de setembro, em Porto Alegre (RS), 24 e 25 de setembro, em Vitória (ES), 8 e 9 de outubro, em Cuiabá (MT), e 9 e 10 de novembro, em São Luís (MA). Informações sobre as inscrições estão disponíveis no endereço: www.defesacivil.gov.br .