O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) agora possui um setor de isolamento para doenças contagiosas, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (08) pelo governador Ivo Cassol. O local tem 12 leitos e atenderá pacientes que precisam estar em isolamento. Ainda foram entregues mais 03 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), somando 12 existentes no Cemetron.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário de Estado da saúde, Milton Moreira, destacou a importância dessa nova ala no momento em que o mundo
está em alerta com o vírus influenza tipo A. “Já foram confirmados quatro casos de ‘gripe suína’ no Brasil e todo cuidado é pouco, assim, com essa nova ala de isolamento, nós estamos preparados para enfrentar uma pandemia.
Novo setor de Isolamento
O novo setor de isolamento atenderá pacientes com doenças altamente contagiosas. O local possui um equipamento que mantém a pressão do ar, na parte interna diferente da parte externa do isolamento. Esse fator impossibilita a troca de ar entre o setor e outras alas da unidade. A troca do ar do isolamento é feita por filtros específicos para o setor. São equipamentos especializados e seguem as determinações do Ministério da Saúde (MS).
A ala de isolamento conta com equipamentos como: autoclaves, bombas de infusão volumétrica, aspiradores elétricos cirúrgicos, oximetro digital e monitores multiparâmetro. O centro ainda oferece todos os acessórios hospitalares e os instrumentais cirúrgico-médicos necessários.
Fonte: DECOM – Departamento de Comunicação Social