Para promover os bons hábitos alimentares com qualidade de vida e orientação às crianças e alunos, a Companhia Estadual de Abastecimento (Ceasa) promove, entre os dias 13 e 16 de outubro, diversas atividades em alusão ao Dia Internacional da Alimentação, comemorado no dia 16. Assistidos pelo Programa Coma Bem, eles participarão de ações recreativas e educativas e vão aprender e provar receitas preparadas pela equipe do programa social. A Secretaria da Saúde RS também promoverá diversas ações em Porto Alegre.
A abertura oficial do evento da Ceasa será na terça-feira (13), às 16 horas, no Centro de Utilidade Pública (CUP). As atividades iniciarão às 9 horas, com término às 17 horas. No evento, haverá degustação de frutas exóticas, medição de taxas de glicose e pressão, além de palestras sobre saúde. A Companhia é responsável pelo abastecimento de 35% dos hortigranjeiros consumidos no Rio Grande do Sul. Tem uma movimentação em média, por mês, de 45 milhões de quilos de produtos.
Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria de Saúde também participará da Semana da Alimentação Saudável para orientar consumidores, donas de casa e estudantes. Neste ano, o tema será “Segurança Alimentar em Época de Crise”. No dia 13, as atividades ocorrerão na feira livre do Largo da Epatur. Na quarta-feira (14), no Mercado Público e, na quinta (15), na Praça de Alimentação do Shopping Praia de Belas. Já na sexta (16), as ações acontecem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Apeles Porto Alegre.
As equipes da Vigilância Sanitária estarão presentes em pontos estratégicos durante a semana mantendo diálogo, esclarecendo dúvidas e distribuindo material educativo, já que a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aumentou significativamente em nível mundial. São apontados como causas determinantes o crescente aumento das populações e as mudanças de hábitos, que levam a necessidade de produção de alimentos em grande escala e a uma maior exposição da população a produtos prontos e consumo em vias públicas.
Coma Bem
O Programa Coma Bem beneficia mais de 200 entidades do Estado, que recebem cerca de 60 toneladas de alimentos por mês. A Ceasa comercializa cerca de 100 toneladas de alimentos por dia, porém, cerca de 8% não chegam a ser vendidas. O programa tem como meta garantir que esses alimentos sejam destinados às instituições que necessitam de auxílio. Um ônibus-escola também percorre bairros e ensina entidades comunitárias a preparar os alimentos a partir de receitas alternativas aos métodos tradicionais, como os bolos feitos com as cascas de banana e de abacaxi, além do suco de casca de laranja