[singlepic id=216 w=320 h=240 float=left]Seguindo determinação da administração municipal, a direção do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE) esteve reunido na tarde de quarta-feira, 25, com alguns criadores de peixes da cidade para discutirem os problemas dos poços que atendem os setores chacareiros da cidade.
Segundo Josafá Lopes Bezerra, diretor da autarquia, o SAAE recebeu uma orientação do Ministério Público para resolver a denúncia de desvio de água especifica para o consumo humano sendo utilizada para criação de peixes. O Ministério Público também estabeleceu um prazo para averiguar e solucionar a questão.
O diretor do SAAE, Josafá, o engenheiro químico-sanitarista, Jamal Badie Daud, e técnicos dos SAAE convocaram alguns criadores de peixes e presidentes de associações para discutirem juntos à situação. Josafá apresentou o problema que está acontecendo no setor chacareiro. “Hoje a rede de água da zona rural é interligada aos poços dos setores chacareiros e esse é um dos motivos da falta de água durante período de seca no município”, explicou.
O volume de água utilizado pelos piscicultores é bem elevado. Outra dificuldade encontrada é a obrigatoriedade da utilização do cloro na água de todos os poços. O engenheiro Jamal explicou aos piscicultores que essa é uma determinação do Ministério da Saúde, através da Portaria 518 de 25 de março de 2004, e da lei federal 11445 que salienta que toda água fornecida deve ser tratada de maneira adequada para consumo humano. “Esse é um pedido do prefeito Zé Rover que cumpramos a determinação do Ministério da Saúde em relação ao tratamento e destino adequado da água no município. E claro que, se colocarmos cloro necessário na água dos poços onde há criação de peixes haverá prejuízo na qualidade dos mesmos”, afirmou Josafá.
O diretor lembrou aos chacareiros que o desejo do prefeito não é prejudicar ou cortar a água desses produtores, mais buscar em conjunto uma solução para esse problema. Um novo encontro entre SAAE, prefeito Rover e piscicultores ficou marcado para outra data, após cada associação discutirem os assuntos em questão.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação – Vilhena
Foto vilhena reuniao.jpg