Se houvesse um slogan oficial para a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Cães e Gatos, que acontece no próximo sábado, em Ji-Paraná, certamente seria: “Não se esqueça de avisar o papai ou a mamãe para levar o amigo da família para vacinar”. A idéia de apelar aos filhos para que lembrem aos pais para levar o cão e/ou o gato para vacinar contra a raiva tem sido destacada em entrevistas que o médico veterinário Gilvan Agostinho dos Santos, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), têm concedido à imprensa esta semana.
O objetivo, segundo Agostinho, é fazer com que as crianças “comprem” a idéia de procurar manter a saúde dos animais em casa. “Como, via de regra, são os filhos os mais próximos dos animais domésticos, com uma relação afetiva com os ‘bichinhos’, nada melhor que apelar a eles para lembrar aos pais da importância de vaciná-los”, explicou o veterinário.
O Dia “D”
A campanha de vacinação acontece no próximo sábado (24), das 8 às 17 horas, em 35 postos de vacinação que serão montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do CCZ.
Devem ser vacinados todos os cães e gatos acima dos três meses de idade. É importante lembrar que os animais vacinados pela primeira vez necessitam de uma dose de reforço de 30 a 45 dias após a 1ª dose.
Também é importante alertar à população, de acordo com Gilvan, que a raiva é uma doença que se transmite do animal ao homem. Ela é causada por vírus e é mortal tanto para os animais como para o ser humano.
A 2ª Etapa de Vacinação Anti-Rábica está sendo realizada pelo CCZ tanto na zona urbana quanto rural, esta última iniciada no dia 1º deste mês e com término previsto para o fim de novembro.
O Centro de Controle de Zoonoses estima que sejam vacinados 24 mil animais, entre cães e gatos, em todo município nesta etapa da campanha.
“Como sempre, teremos o pessoal da secretaria e muitos voluntários nos ajudando no sábado para vacinarmos todos os animais. Mas todo esforço que fizermos é nulo se não houver a participação da população. Sempre temos podido contar com o apoio da população para vacinar seus animais e esperamos poder contar mais uma vez”, finalizou o veterinário.