Proposto pelo prefeito João Vitte, foi aprovado pela Câmara Municipal, em outubro, um projeto que faz de Santa Gertrudes o primeiro município do Brasil a criar e implantar o Comitê Municipal de Cultura de Paz. A Lei nº 2243/2009, de 23 de outubro de 2009, alinha a cidade aos postulados do programa Cultura de Paz da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Esse programa foi implantando no município através da secretaria de Educação e visa promover o respeito pelo outro ser humano, pela diferença, além da idéia de que o indivíduo tem deveres para com a sociedade; daí a promoção da solidariedade e da confraternização.
O Cultura de Paz começa pela área de educação e pode se expandir para outras áreas. Ele envolve também as famílias, que também devem cultivar os princípios estabelecidos no Código de Ética – Tábua de Valores. Na prática, é um trabalho do Executivo que cria uma Lei de combate ao assédio moral, ao mesmo tempo em que cria um código de ética nas relações de trabalho.
A iniciativa visa atingir a sociedade como um todo, mas começa pela Educação, pois esta envolve atividades culturais, esportivas, sociais, de saúde e outros. Um dos exemplos de ações que será feito graças à Cultura de Paz será a Caminhada pela Paz.
O comitê de Cultura de Paz já foi implantado e teve o nome dos integrantes selecionados. Uma de suas propostas será oferecer uma palestra sobre o assunto e planejar a Primeira Semana de Cultura de Paz de Santa Gertrudes, com atividades como concurso de poesias de cultura de paz, olimpíada da paz, apresentação de corais e bandas, palestras sobre paz, plantio de mudas de árvores e outros.
SOBRE O CULTURA DE PAZ
“Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, no fim da violência, na prática da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação”, segundo a definição da Assembléia Geral da Unesco de 1999.
A Cultura de Paz chega com um conceito bastante objetivo: o bem-estar da sociedade. O programa pretende fomentar, através da atividade física e da compreensão dos valores humanos, a promoção de uma relação interpessoal e social mais harmônica e criativa.
Desta forma, um dos grandes pontos da Cultura de Paz é o respeito à vida e a preservação do meio-ambiente, necessários para a manutenção de uma boa saúde, bem como o fortalecimento de valores como: a felicidade, generosidade, esperança, honestidade, solidariedade, gentileza, respeito, compreensão e camaradagem.