Durante a Expovel deste ano, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Emater Rondônia, montou um estande variado com amostras de culturas e produtos que compõem a base da agricultura familiar no Estado. Para o produtor rural, a Via Rural foi uma iniciativa que trouxe resultados muito satisfatórios e foi um dos estandes mais visitados no Parque de Exposições.
As boas novas não param por aí, a Via Rural também trouxe boas oportunidades para os expositores que representam a agroindústria familiar no Estado, e os produtores não perderam a chance de comercializar produtos como cachaça, mel, biscoitos, dentre outros. Francisco Evaldo de Lima, secretário adjunto de Agricultura, disse que o agricultor familiar teve espaço garantido na Exposição Agropecuária e Comercial de Porto Velho, seguindo o objetivo da Seagri, que era divulgar os produtos e o trabalho dos produtores de Rondônia. “A Expovel é o maior evento agropecuário rondoniense e a exposição é uma vitrine. Portanto, nosso objetivo de trazer o agricultor familiar para a feira foi o de aproximar o comprador do produtor e, desta forma, reforçar a comercialização dos produtos. A feira é, sem dúvidas, um importante espaço de divulgação”, disse Evaldo, acrescentando que o objetivo foi alcançado.
O adjunto destacou ainda que a Seagri vem realizando diversos projetos que visam fortalecer a agricultura familiar. Projetos como o Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite, o Proleite, voltado para a melhora do perfil genético do rebanho rondoniense. Evaldo salientou que os resultados obtidos com a implantação desse programa podem ser vistos em concursos leiteiros como os que foram realizados pela Emater na 10ª Expovel. A vaca campeã deste ano, de propriedade do produtor Claudemar Lagos, do município de Guajará-Mirim, produziu uma média diária de 30 quilos e 203 gramas de leite, uma marca considerável, quando comparada à produtividade média alcançada no primeiro concurso leiteiro regional, realizado há 10 anos, na Expovel, cuja produtividade ficou abaixo dos dez quilos de leite dia. “A pecuária leiteira é uma das atividades mais representativas em pequenas propriedades no Estado de Rondônia. E foi devido a importância desse setor que a Seagri desenvolveu o Proleite, baseando-se nos princípios de viabilidade de produção de leite intensivo a pasto para as pequenas propriedades rurais”, complementou o secretário adjunto de Agricultura.
Fonte: A/I SEAGRI – Secretaria de Agricultura