No próximo sábado (28/11), das 9h às 12h, a associação de pacientes Grupo Retina Ceará promoverá um evento de conscientização sobre a saúde da visão em pessoas com idade acima de 60 anos. Realizado na sede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, o VI Encontro sobre Doenças Degenerativas da Retina reunirá profissionais da saúde, entidades governamentais e pacientes, para difundir informações sobre os cuidados relacionados a essas doenças e dialogar sobre os desafios e compromissos do estado do Ceará com a saúde da visão de sua população .
O evento terá início com uma mesa-redonda sobre políticas públicas em saúde ocular no Ceará. Coordenada pelo presidente do Grupo Retina Ceará, Jorge Castro, a mesa contará com a participação de representantes de políticas públicas do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, representantes do Conselho de Saúde do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza e também da Sociedade de Oftalmologia do Ceará.
Após o debate, o oftalmologista e especialista em retina, Dr. Abelardo Targino, Coordenador Científico do Grupo Retina Ceará, realizará uma palestra sobre a degeneração macular relacionada à idade, principal causa de cegueira em pessoas acima de 60 anos no mundo ocidental.
Segundo o Dr. Abelardo, o evento é muito importante, uma vez que a maioria das doenças degenerativas da retina pode levar à cegueira, causando um grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. No caso de degeneração macular relacionada à idade, devido à falta de diagnóstico precoce, 80% dos pacientes que procuram tratamento já estão com a visão central comprometida e não conseguem mais realizar atividades profissionais e de lazer. “Não é possível ler, dirigir, ver as horas e até reconhecer detalhes em rostos. Com isso, o idoso pode perder a sua independência, gerando a necessidade dos familiares tornarem-se cuidadores”, explica o especialista..
Durante o evento, serão distribuídas cartilhas informativas sobre outras doenças que afetam a visão dos idosos, como a catarata e o glaucoma. De acordo com Jorge Castro, presidente do Grupo Retina Ceará, é preciso despertar a atenção da sociedade cearense para a necessidade de melhoria das políticas públicas no atendimento, diagnóstico e tratamento das doenças da visão. “Somente a integração entre a sociedade, a comunidade médica e o poder público poderá garantir mais acesso da população ao diagnóstico e tratamento de doenças da retina em nosso estado.”, conclui Castro.
O VI Encontro sobre Doenças Degenerativas da Retina faz parte da Campanha Viver, Porque Ver é Viver, uma iniciativa pioneira do Grupo Retina Ceará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), com o apoio da Novartis.
Serviço:
Evento: VI Encontro Cearense sobre Doenças Degenerativas da Retina
Local: sede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Auditório Waldir Arco Verde)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 600 – Praia da Iracema
Data: 28/11 (sábado)
Horário: 9h às 12h
Programação:
09h – Abertura
09h15 – Mesa-redonda: Políticas públicas em Saúde Ocular no Ceará – Desafios e Compromissos
11h – Coffee Break
11h20 – Avanços no tratamento da DMRI Úmida – Dr. Abelardo Targino
11h40 – Questionamentos
12h – Encerramento
Sobre o Grupo Retina Ceará:
Fundado em 2000, o Grupo Retina Ceará é uma associação de pacientes de cunho filantrópico e educativo sem fins lucrativos.