A Secretaria do Trabalho SP, por meio das unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho realizou de janeiro a 30 de setembro, 750 mil atendimentos, disponibilizou 182 mil vagas, empregou mais de 54 mil trabalhadores e recebeu 119 mil requerimentos do Seguro-Desemprego, com um crescimento médio de 14% em relação ao mesmo período de 2008. Esses números foram apresentados pelo secretário municipal do Trabalho, Marcos Cintra, ao anunciar a abertura de mais três postos avançados do CAT: Lapa, Itaim Paulista e São Miguel Paulista.
No dia 28, às 10h30 será assinado pelo secretário Marcos Cintra, o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal do Trabalho e SRTE/SP- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo para o início de funcionamento do CAT Avançado Lapa, localizado na Rua Afonso Sardinha 201. Assina também o documento o superintendente da SRTE, José Roberto de Melo
Além dos serviços de atendimento a trabalhadores requerentes ao Seguro-Desemprego e orientações às ações de intermediação de mão-de-obra, o CAT Avançado da Lapa se prepara para se tornar referência na capacitação, orientação e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Na unidade, os trabalhadores e as empresas, vão receber informações para promover a inclusão profissional e social de pessoas com deficiência. Habilitação ao Seguro-Desemprego.
Para Marcos Cintra, o objetivo dos postos avançados é facilitar o acesso do trabalhador às oportunidades de emprego, diminuir os gastos e tempo utilizados na procura pelas vagas e permitir um atendimento regionalizado, mais próximo de cada realidade local.