Novos programas federais vão beneficiar a educação no município de Ji-Paraná. A informação foi dada na manhã de hoje (17), pelo Secretário Municipal de Educação, José Vanderley. O Secretário explicou que já assinou o convênio do Programa Olhar Brasil. Quando implantado em Ji-Paraná, todas as crianças das escolas municipais vão receber acompanhamento oftalmológico, e se constatada problemas na visão receberam óculos gratuitamente. “Esse programa do Governo Federal é muito importante. Com ele nossas crianças serão beneficiadas, para se ter uma idéia serão 24 escolas atendidas com o Olhar Brasil, nove escolas na área rural e 15 escolas na área urbana”, disse.
Outro programa, que já está em andamento desde o inicio do ano letivo e terá suas atividades expandidas ainda este ano é o Programa Mais Educação. As escolas contempladas com este programa funcionarão em horário integral, com reforço escolar, atividades esportivas, culturais, integração pedagógica e orientação educacional. “Esse programa visa melhor preparar os nossos estudantes, além do ensino regular, as atividades extraclasses vão auxiliar no processo de formação intelectual e cidadão de nossos meninos e meninas”, ressaltou o secretário.
Em Ji-Paraná duas escolas já estão funcionando como piloto em período integral, Escola Celso Rocco e Almir Zandonaide. A meta do secretário é que as escolas Parque dos Pioneiros e Adão Lamota também sejam inseridas no programa ainda este ano. “Estamos trabalhando para que essas escolas também tenham a oportunidade do ensino integral. Como as escolas contempladas com esse programa são aquelas que estão abaixo da média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), quando inseridas no programa elas melhoram a qualidade do ensino e também da aprendizagem, assim, conseqüentemente nosso objetivo é alcançado”, explicou Vanderley.
Outra novidade é que a partir deste ano as escolas vão receber recursos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) municipal. “Antes o recurso do Governo Federal era repassado somente às escolas com baixo índice no Ideb, conversei com o Prefeito Bianco e a partir de agora todas as escolas vão receber esses recursos, através do PDE Municipal”, garantiu.
Segundo José Vanderley, a secretaria já economizou R$ 1 milhão 234 mil. “Gastei apenas 18,7% da receita da educação para este ano. Estamos cumprindo nossa proposta de criar um novo conceito em educação na cidade de Ji-Paraná. Cada uma de nossas escolas estará recebendo um aparelho Data Show. Além disso, na próxima semana estaremos inaugurando o Centro de Educação Infantil Pedro Gonçalves, no bairro Parque São Pedro”, entusiasmou-se.