Os secretários municipais de Ji-Paraná,, José Batista da Silva(Saúde) e Vanderlei Nunes (Educação), concederam entrevista coletiva à imprensa ji-paranaense para explicar à população os motivos que levaram ao cancelamento do desfile dos alunos no dia 7 de Setembro. A entrevista aconteceu hoje, sexta-feira, pela manhã, no Auditório do Hospital Municipal.
Em comum acordo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Representação Estadual de Ensino (REN) resolveram atender aos inúmeros pedidos de pais de alunos, por meio das Associações de Pais e Professores (APPs), que estão preocupados com disseminação do vírus da gripe A (H1N1) entre os estudantes.
O motivo de tanta preocupação, segundo Nunes e Batista, se dá pela experiência vivida durante a realização das finais do Joer, quando vários atletas tiveram que ser examinados por causa de sintomas de virose e gripe comum.
Outro motivo de preocupação é o grande público que se estima chegar a Ji-Paraná no período de 5 a 7 de setembro por conta de evento esportivo internacional e festas.
“Estamos tomando esta decisão para prevenção, conforme orienta o Protocolo do Ministério da Saúde. Preferimos não expor nossos alunos à aglomeração de pessoas num período em que Ji-Paraná estará recebendo público de outras cidades, estados e até de outros países”, explicou José Batista
O secretário de Saúde lembrou que mesmo o Hospital Municipal (HM) tem sofrido mudanças em sua rotina de visitas em algumas alas para prevenir ao máximo que o vírus da nova gripe se torne um problema no município.