Conforme anunciado ano passado durante a Sedam itinerante pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Cletho Muniz de Brito, o Banco de Sementes de Ariquemes passou por uma grande reforma. Onde antes só existia uma câmara fria para manter o poder de germinação das sementes, agora a realidade é outra.
De acordo com o secretário, a nova estrutura conta com viveiros com capacidade de produzir uma média de 60 mil mudas, além de um galpão onde é realizada a secagem das sementes. Existe também uma caminhoneta disponível para o deslocamento do pessoal para coletar as sementes nas reservas particulares ou estaduais.
O objetivo do banco de sementes é fomentar não só os agricultores, mas toda a população sobre a importância da recomposição da matas ciliares, principalmente nos mananciais que são áreas de coleta de água para o abastecimento público, e conscientizar a todos quanto o reflorestamento.
As sementes variam entre, Açaí, Buritis, Garapa, Pinho Cuiabano, Piquiarana, Teca entre outras. Todas essas sementes estão à disposição dos agricultores, basta irem ao posto da Sedam de Ariquemes e preencher um termo de doação. Algumas mudas também são oferecidas.
Segundo o diretor regional de gestão ambiental de Ariquemes Ivanir Roberto Machado, hoje a Sedam tem um estoque de 1.500 quilos de sementes, o equivalente a mais de três milhões de sementes. E para fazer a distribuição, o órgão ambiental está à disposição de todas as prefeituras do estado que se interessarem em fazer viveiros de mudas. Nessa parceria à prefeitura entra com a estrutura e a mão de obra e a Sedam entra com as sementes e todo o acompanhamento técnico necessário. A distribuição das mudas ficará a critério das prefeituras.
O banco de sementes possui matéria-prima o suficiente para atender todo o estado, portanto qualquer escritório da Sedam ou prefeitura que queira construir viveiros de mudas é só entrar em contato com o escritório de Ariquemes.
Fonte: A/I SEDAM – Secretaria de Desenvolvimento Ambiental