A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam Rondônia), realizou na manhã de sexta-feira (24) mais uma etapa da Sedam itinerante. A ação aconteceu na quadra coberta da Escola Estadual Felipe Camarão, de São Felipe, contando com um público de mais de 100 produtores rurais. O objetivo da Sedam itinerante é atender a população com serviços essenciais, palestras e reuniões, gerando a interação com a comunidade, esclarecendo dúvidas sobre os serviços oferecidos pelo Governo de Rondônia, pertinentes ao meio ambiente.
Durante a reunião de trabalho, a Sedam anunciou em primeira mão, mais um serviço que, a partir de agora, será oferecido pelo órgão, é o Cadastro Ambiental Rural. Com o documento, todas as propriedades rurais serão cadastradas ambientalmente antecedendo o processo de Licenciamento Ambiental da Propriedade, cumprindo com o que estabelece a Resolução do Conselho Monetário Nacional.
Ao anunciar mais essa conquista ambiental, o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, disse que o Cadastro vai possibilitar que as propriedades cadastradas tenham acesso aos financiamentos pelas redes bancárias. Na ocasião, Brito falou ainda sobre as ações que a Sedam vem fazendo para combater as queimadas em Rondônia. “É importante que haja o empenho de todos para numa junção de esforços acabarmos com as queimadas”, disse o secretário.
O licenciamento ambiental foi outro assunto que mais prendeu a atenção do público. O técnico da Sedam, Valdir Harmatiuk, esclareceu dúvidas sobre os procedimentos para o produtor se licenciar junto ao órgão. Os produtores rurais também manifestaram o interesse em recuperar as margens dos rios, as informações foram prestadas pela coordenadora do Programa Estadual de Recuperação de Mata Ciliar do Estado, Kátia Regina Casula, que falou o tipo de vegetação adequada para cada região, além de colocar o programa a disposição para ajudar os proprietários de terras.
O encontro contou com a presença do corpo técnico da Sedam, de vereadores do município de São Felipe e de representantes da Associação dos Produtores Rurais do município.
Fonte: A/I SEDAM – Secretaria de Desenvolvimento Ambiental