Ao participar de reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Rondônia, a secretária de Assistência Social do Estado, Tânia Pires, reafirmou que essa área é uma das prioridades do governador Ivo Cassol, que assinou o decreto de criação do Consea/RO.
Durante o encontro do colegiado, que contou com a presença da primeira-dama do estado, Ivone Cassol, a titular da Seas falou sobre a importância do conselho principalmente no momento atual, em que o mundo passa por dificuldades. “Ao se falar em crise lembramos logo da falta de alimento”, resumiu ela, esclarecendo que a água também está nesse contexto, tendo em vista a sua importância no preparo de alimentos saudáveis.
Na oportunidade, a secretária destacou a importância do conselho em todas as políticas da pasta que visam o combate à fome e à segurança alimentar. “Cada conselheiro é de suma importância, porque tem o poder de decisão”, declarou Tânia Pires durante o encontro.
Segundo Paulo Roberto dos Santos, técnico da Seas, que responde pelo cargo de secretário executivo do Consea/RO, o Conselho é formado por 24 membros, sendo 40% de representantes de órgãos governamentais e 60% da sociedade civil. “Nossas reuniões acontecem mensalmente, mas nos reunimos em caráter extraordinário, quando surge um novo tema na pauta”, observou ele, ressaltando que uma das atribuições dos conselheiros é acompanhar as ações previstas pelo Governo do Estado na área de Segurança Alimentar e Combate a Fome.
A reunião contou com a participação de representantes da Emater, Faculdade São Lucas, Federação dos Portadores de Deficiência Física, Associação Pestalozzi, Sindicato das Indústrias de Panificação, Federação Espírito do Estado de Rondônia, ONG Moradia e Cidadania, Senac, Senai, Secretaria de Planejamento, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Secretaria da Agricultura, Idaron, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, Defensoria Pública, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Ação Social, cuja secretária Tânia Pires é a presidente do colegiado.
Fonte: A/I SEAS – Secretaria de Ação Social