A Seleção Brasileira encerrou os preparativos para o jogo desta quarta-feira contra a Venezuela, às 19 horas de Brasília, o último das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Depois da sessão de aquecimento comandado pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian, Dunga e Jorginho exercitaram o time em um treinamento tático, encerrado com repetição de jogadas de bola parada. Ao final, houve o tradicional recreativo de véspera de jogos, com vitória do time de colete laranja por 4 a 1 sobre o time de camisa azul.
Na véspera, à mesa do jantar do Bahamas Hotel, o assunto dominante foi o duelo marcado para o treino recreativo desta terça-feira à tarde no Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. No confronto de sábado, na Granja Comary, o time do capitão Kaká, que tem Gilberto Silva como “artilheiro”, vencera por 4 a 0, um placar indiscutível.
As gozações dos vencedores, que começaram em Teresópolis, continuaram em Campo Grande. A ponto de provocar um racha no time derrotado, o do capitão Miranda. Luis Fabiano, cansado de sofrer gozação, fez um desabafo depois do jantar.
– Miranda, amanhã vai ser a sua última chance! Se a gente perder de novo, eu troco de time.
Não se sabe se os jogadores do time de colete laranja vão deixar. O certo é que o time de camisa azul, de Miranda, foi goleado novamente – agora por 4 a 1.
O jogo foi mais do que fácil. O primeiro tempo já terminou 3 a 1 para os laranjinhas, como são chamados, e com direito a gol do assistente técnico Jorginho, que atua na zaga dos laranjinhas.
André Santos, que joga como um antigo ponta-esquerda, fez 1 a 0. Jorginho marcou o segundo, e Sandro abriu 3 a 0, aproveitando um rebote que surgiu de um sem-pulo dado por Nilmar. Luís Fabiano descontou para os azuis.
Parecia que dava para reagir. Ainda mais que Miranda, no lance seguinte, dominou a bola e avançou para o ataque. Kaká desdenhou do lance, gritando para os seus companheiros.
– Deixa ele, deixa ele. Vai perder a bola!
Miranda não fez o gol, os laranjinhas continuaram jogando melhor e só não fizeram mais gols graça às grandes defesas de Helton. Só que, a dois minutos do fim, não teve jeito: Gilberto Silva, que já perdera uma oportunidade, apareceu com o oportunismo próprio dos artilheiros para fazer 4 a 1. Depois, não perdeu também a chance de provocar.
– Não adiantou nada a reunião que eles fizeram no quarto do Miranda para tentar uma maneira de me marcar. Artilheiro que é artilheiro não passa um jogo em branco.
Com sempre acontece, depois de tirada a foto oficial do time vencedor, os jogadores do laranjinha não perdoaram o “companheiro” Miranda.
– Não é mole não, o Miranda é o tiriça do rachão!
Laranja: Victor, Jorginho, Kaká e Naldo: Maicon, Ramires, Sandro, Elano e Nilmar; Gilberto Silva e André Santos.
Azul: Helton, Lucas, Luisão e Filipe; Miranda, Adriano, Diego Tardelli e Diego Souza; Julio Cesar e Luís Fabiano.
CBF