Neste período do mês em que se comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em Ji-Paraná – Rondônia, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), focalizou palestras educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para lembrar às mães da importância da amamentação na saúde da criança.
O mesmo trabalho de sensibilização à amamentação é feito ininterruptamente na Maternidade do Hospital Municipal. “Aproveitamos o momento de intimidade da mãe com o bebê para alertar para os benefícios da amamentação e das vacinas para a saúde da criança”, lembrou Sonia Maria de Freitas, enfermeira diretora de enfermagem da Maternidade do HM.
Esta é uma mobilização que ocorre anualmente em toda sociedade mundial para promoção e divulgação do aleitamento materno por meio de cartazes, folder, vídeo, peças teatrais, seminários, teleconferências, workshop, palestras; gincanas, concurso de poemas, redação e fotografias nas escolas; reportagens e entrevistas nas rádios, jornais e TV. Desde 1 de agosto, Claudia Leitte aparece com o filho Davi em pôsteres e também em um filme do Ministério da Saúde para incentivar a amamentação.
A SMAM foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) que define o tema central da campanha a cada ano, o qual passa a ser discutido nos diversos países, unificando assim as comemorações em todo o mundo desde 1992 em cerca de 120 países. A abordagem de diferentes temas nesses 14 anos de comemorações da SMAM faz com que este seja um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em prol da promoção do aleitamento natural.
A campanha objetiva divulgar em todo o mundo, amplamente as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural. Desse modo, as mães podem ser ajudadas e aconselhadas, desfazendo mitos, prevenindo e ou tratando as complicações que podem prejudicar a amamentação, e sobretudo, contribuindo para aumentar a autoconfiança das mães, condição básica para o sucesso da amamentação.
No Brasil, a SMAM é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999 e implementada todos os anos, em todos nos estados brasileiros e no Distrito Federal.
A mobilização tem sido crescente a cada ano, contando com o apoio efetivo das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, ONGs, organismos internacionais, sociedades de classe, Hospitais Amigos da Criança, bancos de leite humano, entre outros parceiros importantes.