A Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) promoverão, em 7 de dezembro, o seminário “Internacionalização de Empresas Brasileiras“, que tem entre seus objetivos a discussão das ações governamentais voltadas ao tema e a definição da agenda de trabalho do Grupo Técnico para a Internacionalização de Empresas Brasileiras, criado pelo governo federal com o intuito de elaborar políticas públicas para o setor. O seminário será realizado das 8h às 13h45, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O Grupo Técnico foi criado em maio deste ano, sob a coordenação da Camex. É integrado por representantes do MDIC, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Fazenda (MF), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Outros órgãos poderão ser incluídos ou convidados para atividades específicas, conforme a evolução dos trabalhos do grupo.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do Conselho de Ministros da Camex, Miguel Jorge, participará da abertura do seminário, junto com a secretária-executiva da Camex, Lytha Spíndola, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral. Ainda estarão presentes o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado do Banco do Brasil, Allan Simões Toledo.
Programação
No primeiro painel do seminário será discutido “O papel do estado no processo de internacionalização”, com moderação do diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti da Fonseca. Participarão representantes da Receita Federal, do Ipea, da Apex-Brasil, do BNDES, do MRE e do Banco Mundial.
O tema “Desafios e entraves no processo de internacionalização” será abordado em outros três painéis: “Acesso a recursos naturais” – com moderação do gerente do Projeto de Internacionalização da Fundação Dom Cabral, Sherban Leonardo Cretoiu; “Setor Industrial, intensivo em capital” – com moderação do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral; e “Serviços de engenharia, serviços de TI e setor de franquias” – com moderação do presidente da Sobeet, Luis Afonso Lima. Participam dessa rodada representantes da Vale, Petrobrás, Marcopolo, Embraer, Arezzo, São Paulo Alpagartas, Odebrecht, Stefanini IT Solutions e Bob’s.
O encerramento do evento será feito pelo presidente do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, e a secretária-executiva da Camex, Lytha Spíndola.
Informações sobre o seminário Internacionalização de Empresas Brasileiras podem ser obtidas pelos telefones (61) 2027-7315/ 2027-7419.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC