Um novo óculos desenvolvido no Japão pode melhorar o conforto visual de quem usa computador ou vídeo-game. Desenvolvido para quem enxerga bem ou usa lentes corretivas, o óculos é equipado com um sensor foto-reflexivo que é preso à armação e embaça a lente a cada 5 segundo de uso sem piscar. A lente só volta a ficar transparente depois de uma piscada. O sensor é alimentado por uma bateria USB que cabe no bolso e garante o uso contínuo por 8 horas. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, na frente do computador geralmente piscamos a cada 10 segundos contra 3 segundos em outras atividades. Um estudo feito pelo médico com 1,2 mil pacientes mostra que 75% dos brasileiros que passam mais de duas horas usando o computador ou vídeo-game têm síndrome da visão no computador. Os sintomas são ardência, secura ocular, desconforto visual, peso nas pálpebras e vermelhidão decorrentes da redução na produção da lágrima. Isso acontece em todas as idades, inclusive com quem enxerga bem, ressalta. Para quem trabalha em ambiente refrigerado ou usa lente de contato, comenta, o ressecamento da lágrima é ainda maior. A redução da lubrificação ocular predispõe à afecções na córnea e até à conjuntivite porque o filme lacrimal tem a função de proteger os olhos dos agentes externos, explica.
Mesmo assim, para Queiroz Neto o novo óculos resolve parte do desconforto visual de micreiros. Isso porque, a síndrome da visão no computador inclui fadiga ocular e dor de cabeça. Estes sintomas resultam do excesso de acomodação da musculatura ocular pela fixação dos olhos à meia distância. A acomodação, explica, ainda sofre interferência da iluminação ambiente inadequada, além da variação de luminosidade e cores emitidas pelo monitor que sobrecarregam o esfíncter iriano. A única solução para este problema é descansar de 5 a 10 minutos a cada hora de uso do computador, fixando os olhos à distância.
O novo óculos com sensor para piscar custa 150 dólares e pode ser adquirido pelo sitehttp://www.masunaga1905.jp. Para quem não está disposto a fazer este investimento a dica do médico é posicionar o monitor entre 10º e 20º abaixo do nível dos olhos. Nesta posição, afirma, parte da superfície dos olhos fica protegida pelas pálpebras e o ressecamento da lágrima é menor. É por isso que ler impressos em papel cansa menos que a leitura digital, comenta.
Outras dicas do especialista para reduzir o desconforto visual no computador são:
- Présbitas devem substituir os óculos de perto por óculos de meia distância
- A distância entre a tela do monitor e os olhos deve ser de 60 cm.
- Monitores comuns não devem ficar de frente para a janela pois a luminosidade causa ofuscamento, nem de costas porque forma sombras e reflexos que causam desconforto.
- Monitores LCD são mais confortáveis a partir de 17 polegadas.
- Evite excesso de luminosidade das lâmpadas e luz natural pois as pupilas se contraem e geram cansaço visual.
- Regule sempre a tela com o máximo de contraste e não de luminosidade.
- Mantenha a tela do monitor sempre limpa.
- A cada hora, descanse de 5 a 10 minutos, saindo de frente do computador.
- Lembre-se de piscar voluntariamente quando estiver usando o micro.