O Presidente do Poder Legislativo de Ji-Paraná (RO), vereador Nilton Cezar Rios (PSB), anunciou a criação do Projeto de Lei de sua autoria que irá contribuir com o trabalho da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no combate às agressões contra mulheres. Segudno Nilton Cezar, o Projeto de Lei Número 2369 de 2009 torna obrigatório a notificação oficial e imediata das unidades de saúde públicas e privadas (hospitais , centros e postos de saúde) à Delegacia da Mulher quando houver a comprovação de violência contra mulher. Os profissionais de saúde que prestarem o atendimento a vítima de violência deverão notificar em formulário especifico a Delegacia da Mulher relatando os diagnósticos do atendimento, além de informações como nome, endereço e telefone da vítima para que os agentes de segurança investiguem o caso de agressão.
Nesta sessão (22 de setembro) a Câmara de Ji-Paraná (Rondônia) também aprovou os seguintes projetos:
01 – Projeto de Lei nº. 2365/2009 (1760 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências.”. (Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, no montante de R$ 150.000,00 que serão aplicados na construção de um Centro de Capacitação Tecnológica) Aprovado por 10 votos favoráveis e uma ausência.
02 – Projeto de Lei nº. 2367/2009 (1762 de origem) que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio para repasse de recursos financeiros ao SEBRAE-RO – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia, e dá outras providências.” Convênio para repasse de recursos financeiros no montante de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em parcela única para realização do evento “Inova Rondônia – Feira do Conhecimento e Tecnologia”, no período de 07 a 11 de outubro vindouro. Aprovado por 10 votos favoráveis e uma ausência.
Trânsito
O Vereador Marcos Rogério (PDT) propôs melhorias para o Trânsito de Ji-Paraná. O vereador fez a explanação da proposta de implantação de placas indicativas no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Seis de Maio, no centro, e nos cruzamentos das ruas T-8, T-5, T-17 e T-20 com a rua Manoel Franco, no Segundo Distrito de Ji-Paraná. O vereador argumentou que o trânsito em Ji-Paraná é um dos graves problemas enfrentados pela população especialmente no tocante a sinalização.
Marcos também ressaltou a importância de o Detran concluir o estudo técnico sobre o transito de Ji-Paraná para se iniciar a execução de um projeto mais elaborado e planejado que realmente beneficie condutores e pedestres.
Clima e Meio Ambiente
A vereadora Márcia Regina de Souza (PT) relatou em tribuna a participação dele como vereadora no Terceiro Simpósio da Amazônia, Desenvolvimento Sustentável e mudanças Climáticas. O Simpósio realizado em Porto velho faz parte de uma agenda de discussão nacional e a vereadora defendeu a inclusão do desenvolvimento sustentável e meio ambiente nas escolas. Conforme a vereadora existe a necessidade de a sociedade fazer uma releitura de como estamos tratando o meio ambiente e o aprendizado escolar será fundamental para contribuir com a melhoria de inúmeros problemas ambientais.
Ruas urbanas e setor rural
Os vereadores Marcos Rogério (PDT), Solange Pereira (PMDB), Joziel Carlos de Brito (PMDB) e Márcia Regina (PT) mostraram preocupação com a proximidade do período Chuvoso devido a situação precária de diversas vias urbanas e linhas do setor rural. Os vereadores relataram casos onde as vias já receberam melhorias da prefeitura e já estão apresentando problemas. Foram citadas as Linhas 16 da Itapirema, Quarta linha do Setor Gleba “G”, linha 102, além de trechos da Rua das mangueiras e rua Matogrosso.
Benefícios de Brasília
Os vereadores Nilton Cezar Rios (PSB), Klecius Modesto (PSDC) e Joziel Carlos de Brito, anunciaram a vinda de benefícios para Ji-Paraná conquistados em Brasília pelos vereadores. Os três representantes do Poder legislativo estiveram na última semana na Capital Federal em virtude da votação da PEC da Transposição e aproveitaram a visita para reivindicar melhorias para Ji-Paraná. Conforme os vereadores Ji-Paraná foi incluído no Programa Federal Internet Cidadão pelo deputado Mauro Nazif (PSB) e a garantias de recursos do Senador Valdir Raupp (PMDB) para a canalização do Igarapé Pintado em Ji-Paraná.
Ji-Paraná/Rondolândia
A vereadora Solange Pereira (PMDB) – Esteve reunida nesta semana com o Governador do Mato Grosso e autoridades do Município de Rondolândia para reivindicar a pavimentação do acesso entre o Município Matogrossense e Ji-Paraná. Conforme Solange foi cobrado por ela e pelos vereadores Klecius Modesto e Joziel Carlos um pacto entre os dois Governos Estaduais para a pavimentação da linha que interliga Ji-Paraná a Rondolândia. O trajeto pode ser feito por três vias (Linha 94, 86, 70). Conforme a vereadora, os governos farão uma analise para verificar qual a melhor opção para pavimentação.
Veja o vídeo:
[wpyt_profile2]-aOhxdiKK3w[/wpyt_profile2]