Depois de atuar durante anos como auxiliar de serviços gerais em uma escola, Ana Cristina Ribeiro dos Santos, de 29 anos, decidiu que era hora de investir em seu sonho e montar seu próprio negócio. Casada e mãe de três filhos, Ana Cristina resolveu seguir a profissão de cabeleireira e micro empresária. Pediu demissão, matriculou-se no curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze e montou um salão de beleza em sua casa. Lá, ela oferece corte, hidratação e pintura – disciplinas que já completou no curso. Com dois meses de existência, o salão possui cerca 20 clientes fixos e a renda gerada já é maior do que no emprego anterior.
“Estou realizando um sonho muito antigo. Sempre quis ser cabeleireira e agora resolvi levar isso adiante. Estou muito satisfeita com o resultado. Busquei uma profissionalização, já posso garantir uma renda maior e ainda tenho tempo para cuidar da minha casa e da minha família”, explica.
A preocupação com a beleza tem gerado muitas oportunidades de trabalho como no caso de Ana Cristina. Os brasileiros estão entre os povos mais vaidosos do mundo e tal comportamento se reflete de maneira positiva na economia. Dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) mostram que o setor de beleza cresceu 18% no primeiro semestre deste ano. A tendência promissora do segmento é confirmada por um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que indicou crescimento de 25,8% entre as franquias de beleza, em 2008.
Entre os fatores que contribuem para o bom desempenho do setor está a participação crescente da mulher no mercado de trabalho, embora cada vez mais um percentual maior de homens esteja interessado em investir no segmento. A longevidade da população, a boa aparência para o mercado de trabalho e o medo de envelhecer também são preocupações que têm estimulado os investimentos em beleza.
Tantas necessidades exigem profissionais qualificados para atendê-las. Considerada uma das maiores e mais respeitadas redes de cursos profissionalizantes da área de beleza, o Instituto Embelleze – fruto da parceria entre as marcas Microlins e Embelleze –, forma profissionais completos para atuar em salões de beleza ou realizar seu próprio negócio. A programação é ampla e inclui cursos como cabeleireiro profissional, penteados, maquiagem, depilação, manicure e especialização.
De acordo com José Carlos Semenzato, membro do conselho do Instituto Embelleze, a formação no Instituto Embelleze é totalmente voltada à prática das profissões e ao empreendedorismo. “Nós levamos a realidade para as salas de aula. Em cada curso, ensinamos e estimulamos a evolução do aluno, o empreendedorismo e sugerimos caminhos a seguir. A qualificação profissional e empreendedora é o que faz gerar mais negócios, mais empregos e mais renda para a população brasileira”, explica Semenzato.
Atualmente, o Instituto Embelleze possui cerca de 84 mil alunos nas 225 franquias distribuídas pelo país.