Até domingo (25), serão realizadas atividades e eventos de ciência e tecnologia em cerca de 650 instituições, em mais de 430 municípios. É a 6ª edição da Semana Nacional de C&T, que teve início nesta segunda-feira (19), e traz o tema Ciência no Brasil.
Instituições de ensino e pesquisa de todo o País participam das atividades, promovendo dias de portas abertas, tendas da ciência em praças públicas, feiras de ciência, concursos, oficinas e palestras, visita de cientistas às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas, encartes e livros, exibição de filmes e vídeos científicos, excursões científicas, programas em rádios e TVs, entre outros.
Em comemoração à Semana Nacional de C&T e ao Ano Internacional da Astronomia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) promove nesta sexta-feira (23), a partir das 19h, as Noites Galileanas. O evento, que é aberto ao público, visa oferecer às pessoas a oportunidade de observar os mesmos corpos celestes vistos em 1609 por Galileu através de sua luneta, e descritos em 1610 em sua obra pioneira, “O Mensageiro das Estrelas” (Sidereus Nuncius).
O programa da noite começa com a palestra A Obra de Galileu Galilei e o nascimento da Astronomia moderna. Em seguida, haverá uma sessão de observação do céu com telescópios, binóculos e a olho nu (se o céu estiver encoberto, esta atividade será cancelada). O programa se concentrará na observação da Lua e do planeta Júpiter e seus quatro satélites principais; porém outros objetos descritos por Galileu em 1610, como as Plêiades e a Nebulosa de Orion, poderão também ser visualizados. A Noite Galileana termina com uma gincana, sorteio de brindes e distribuição de material impresso.
Na página da Semana é possível acompanhar os eventos promovidos até domingo (25).
Confira: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2320.html