Em tempos de crise econômica, mais que bom negócio, inovar pode ser a medida de sobrevivência para as empresas em um mercado cada vez mais competitivo.
Por meio do 99 Soluções Inovadores, o Sebrae-SP apresenta um catálogo de casos de sucesso de pequenas empresas paulistas que estão incorporando a inovação em seu dia-a-dia a partir da utilização de produtos e serviços do Sebrae-SP.
O conceito de inovação neste caso não envolve apenas a adoção de soluções tecnológicas e altas somas em investimentos, mas abrange tudo o que engloba a gestão da empresa, incluindo seus produtos, serviços, seu marketing, relacionamento com o cliente, design de embalagens e os processos de produção entre outros.
São apresentadas inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional, segundo o Manual de Oslo, documento de referência da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que orienta a coleta de dados e a interpretação dos resultados em pesquisas sobre inovação.
“O título é uma provocação, sugerindo que a centésima solução inovadora pode ser da empresa que está lendo o catálogo”, explica o gerente do Sebrae-SP Paulo Franzosi, coordenador da publicação. “A idéia é oferecer uma ferramenta que possa também servir de inspiração para outras inovarem.”
“Queremos estimular o conceito de rede, de empresário ensinando a empresário, o que certamente vai aproximar todo esse universo, em um ambiente dinâmico”, diz Marcelo Dini Oliveira, gerente de Atendimento e Fomento do Sebrae-SP.
No mesmo dia, entra no ar um site (www.sebraesp.com.br/solucoesinovadoras.com.br) que apresentará o conteúdo do livro disponível para download e possibilitará a interatividade com novos empresários, a partir de comentários que poderão ser postados. Nessa seção, o usuário poderá enviar ao Sebrae-SP as inovações aplicadas em suas empresas, sendo um espaço de fomento e divulgação de uma nova postura inovadora no Estado e também no País, podendo até mesmo figurar numa edição futura.
O objetivo do lançamento é promover o conhecimento para ampliar a sustentabilidade, a competitividade e contribuir para o crescimento dos pequenos negócios. Segundo Dini, muitos empresários acreditam que a inovação é algo distante da sua realidade ou muito caro. “Outros acham que inovar é algo desnecessário para o negócio ou muito arriscado ou ainda tinham dúvida sobre o momento de investir em inovação”, complementa.
Por meio dessas ações, o Sebrae-SP pretende mostrar o que é e como se faz inovação “Queremos que os empreendedores acordem pensando nas seguintes indagações: Como inovar? Como atender melhor seu cliente? Como agregar valor ao seu produto?”, explica Dini.
Para inovar é importante que o empresário acabe com os preconceitos; ser receptivo a novas idéias; ouvir as oportunidades do mercado; e fazer diferente para alcançar melhores resultados. “Pela inovação, a empresa pode continuar viva no mercado, adaptando e melhorando continuamente seus produtos e serviços para satisfação das necessidades de seus clientes, que estão em permanente transformação”, finalize Dini.
A tiragem inicial será de 5 mil exemplares, a serem distribuídos para entidades parceiras do Sebrae-SP, instituições de ensino e de fomento às micro e pequenas empresas, embaixadas e consulados brasileiros no exterior e representações diplomáticas no Brasil.