A primeira edição do festival SP Photo Fest, que será realizado de 10 a 13 de setembro no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, terá mais uma iniciativa para apresentar ao público brasileiro o melhor da fotografia mundial. É o SP Photo Fest Book Lounge – A Arte do Livro, idealizado por Jay Colton, curador internacional do evento, um espaço em que os livros de fotografia mais importantes publicados recentemente no exterior serão expostos em mesas e disponíveis para que as pessoas possam manuseá-los livremente das 12h as 20h, no MIS. “A intenção é trazer aos visitantes um conteúdo inédito, impossível de ser encontrado nas livrarias nacionais. Os visitantes terão contato com o melhor da produção fotográfica internacional, de uma maneira simples e interativa”, explica Luiz Marinho, organizador do festival.
Aberto para visitação gratuita no horário de funcionamento do festival – das 9 às 19 horas, o SP Photo Fest Book Lounge é inspirado em espaços dedicados à exposição de livros de fotografia nos festivais de Arles, na França, e Look3, nos Estados Unidos (Charlotesville, Virginia). Mais de 40 importantes títulos dos mais diversos gêneros e com imagens de fotógrafos de diversas partes do mundo estarão à disposição dos visitantes.“Este ambiente funcionará da maneira que o fotógrafo quiser experimentá-lo, a partir do tema específico de cada livro de fotografia. Os livros selecionados refletem realmente o amplo espectro da fotografia nos dias de hoje, do fotojornalismo à fotografia artística e conceitual”, diz Colton.
Ex-editor de fotografia da Revista Time e das agências Gama e Sygma, três vezes premiado pela National Press Photographers Association (NPPA), o curador internacional do SP Photo Fest comenta a importância dos livros de fotografia: “Os livros fotográficos foram o primeiro veículo de informação global, e a maioria das imagens estabelece uma comunicação mesmo sem o entendimento do idioma do texto. Este é o poder da imagem que se transforma em uma experiência”, resume Colton.
Entre os títulos em mostra está From Back Home, de Anders Petersen & JH Engstrom, dois dos mais famosos fotógrafos suecos, que recebeu o prestigiado prêmio Arles Contemporary Book Award 2009 e foi apontado como uma das mais intensas reportagens sobre a Suécia em muitos anos. Alguns livros serão acompanhados por filmes em DVD. É o caso de Three, do premiado fotógrafo Ed Kashi, que reúne quadros formados por três imagens que desafiam os limites de cada foto ao apresentá-las em um contexto lírico e dinâmico, e Wonderland – A Fairytale of the Soviet Monolith, de Jason Eskenazi, vencedor do prêmio Melhor Livro Fotográfico do Ano de 2008 da POYi (Picture of the Year International). O livro, atualmente esgotado, tenta buscar e retratar o sonho socialista, o pesadelo da URSS sob o verniz das aparências e a realidade que emergiu depois da queda.