Tv Cultura – Quem não se lembra dos clássicos Menina é Veneno e A Vida tem Dessas Coisas? Para quem curte as músicas pop dos anos 80, não tem como não conhecer o inglês Richard David Court, o Ritchie. O ídolo pop da época conversa com o apresentador e repórter Rodrigo Rodrigues, no Vitrine do próximo sábado, às 21h30, na TV Cultura, e conta sobre sua carreira e curiosidades.
No começo dos anos 60, em Londres, o cantor e compositor Ritchie conheceu alguns brasileiros, como os integrantes da banda Mutantes – os psicodélicos Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias – e foi convencido a vir para o Brasil. Em 1983, em carreira solo, ele vendeu mais de um milhão de cópias do disco Vôo do Coração. Agora, Ritchie lança o cd/dvd Ritchie – Outra Vez, gravado ao vivo no estúdio. Trata-se de uma produção independente do selo do próprio artista, Pop Songs, em parceria com o Canal Brasil.
Ainda nesta edição do Vitrine, uma reportagem especial sobre os dez anos do Messenger, ferramenta pioneira no universo das redes de relacionamento. A apresentadora e repórter Sabrina Parlatore visitou a Microsoft, em São Paulo, para entender melhor a evolução do produto, e descobriu que os próprios funcionários utilizam o sistema para se comunicar e trabalhar. Na matéria, a história de um casal que se uniu depois de um longo relacionamento virtual através do Messenger, e também uma amizade que só aconteceu por que o MSN existe.
O programa mostra também como estão as primeiras experiências com holografia na televisão, recurso que redes como a BBC e a Globo já utilizaram em suas programações. Para mostrar como a engenhoca futurista funciona, o pessoal do Vitrine foi até uma produtora de São Paulo que disponibiliza o recurso para o mercado.
Rodrigo Rodrigues sai pela noite paulista ao encontro das melhores big bands do país. Foi até o Teatro da Vila, no bairro do Sumarezinho (SP), para entender como funciona o Movimento Elefantes, um projeto que reúne o trabalho de nove dessas bandas que se apresentam em bares pela cidade. A ideia de unir forças surgiu com o objetivo de atrair a atenção do público, já que a música instrumental costuma ter pouca divulgação na mídia. As big bands têm, em média, de dez a 25 integrantes que tocam saxofone, trombone, trompete, além de uma seção rítmica com baixo, guitarra, bateria e piano. O repertório é inspirado em nomes clássicos do gênero, como o norte-americano Count Basie, e em clássicos da MPB.
59 anos de TV
Praticamente uma “sessentona”, a televisão sofre, cada vez mais, a ameaça das chamadas novas mídias. O Vitrine conversou com um garoto de 17 anos que sonha ser apresentador, assiste televisão pela Internet e tem a sua própria web tv. Para relembrar momentos marcantes dessa senhora chamada Televisão, o programa mostra uma exposição sobre a data comemorativa no Memorial da América Latina.
No Tá na Mídia, quadro de atualidades, destaque para a morte do ator Patrick Swaize, e da incrível história apresentada na Internet da planta que fuma – mais um capítulo da campanha mundial anti-tabagismo.